Polícia Militar realiza IV encontro do Proerd-MS

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por intermédio da DPCOM (Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) realiza nos dias 20 e 21 de fevereiro o encontro do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento acontece na cidade de Campo Grande, no auditório do Bioparque Pantanal.
O Proerd trata-se de um programa preventivo da PMMS que tem como origem um Programa criado pela Polícia de Los Angeles, EUA. Conforme a PMMS, mediante estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, foi denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education) o qual o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental, tendo sido adaptado para a nossa realidade.
O programa é ministrado por policiais militares capacitados com o curso de formação de instrutor, para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano; crianças do 5º e 7º ano do ensino fundamental e Proerd para Pais.
Ainda de acordo com a PMMS, Mato Grosso do Sul foi o 3º Estado a implantar o programa no Brasil e este ano o Proerd-MS completa 28 anos de atividades de prevenção desenvolvidas na rede pública municipal e estadual, rede privada de ensino. Já foram atendidos aproximadamente 327.440 pessoas em todo o Estado nas escolas das redes estaduais, municipais e particulares até 2024.
No evento deste ano, ao todo 48 Instrutores e instrutoras Proerd da capital e de municípios de MS participarão do encontro intitulado IV Seminário Estadual do PROERD/MS: diálogos para a prevenção às drogas e à violência.
Estão previstas palestras que serão ministradas por ilustres convidados. Nesse sentido, o estudo da temática “Escuta Especializada e o Contexto Educacional”, será realizado pela Agente de Polícia Juliana Antunes Barros Amorim, da cidade de Brasília-DF. Sobre “Didática de Ensino”, o palestrante será o subtenente BM Orides Piveta Júnior. O Dr. Sandro Toledo discorrerá sobre “Transtornos de Aprendizagem com enfoque em TDAH e TOD” e, acerca de “Estratégias para Gerenciar Situações de Crise com Neurodivergentes no Contexto Escolar e Comunitário”, o conferencista será o Tenente BM Max Sousa Tosta. Sob outra perspectiva, o Sgt PM Célio Roberto da Silva Arruda, Instrutor e Mentor Proerd-MS, abordará o tema “Gestão de Projetos para Captação de Recursos”.


