A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul instituiu Grupo de Trabalho para acelerar apuração de crimes contra mulheres em Dourados, cidade a 226 quilômetros de Campo Grande. O DPI (Departamento de Polícia do Interior) instituiu um GT (Grupo de Trabalho) com o objetivo de dar mais eficiência e celeridade à apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Conforme a polícia, a iniciativa atende necessidade de enfrentar o grande volume de inquéritos e boletins de ocorrência que aguardam análise na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Dourados. Segundo o DPI, a sobrecarga é reflexo do aumento na demanda por atendimentos na região, agravada por limitações estruturais locais e de pessoal.
O GT será responsável por revisar boletins de ocorrência que ainda não resultaram na instauração de procedimentos, avaliar inquéritos em curso e identificar casos que precisam de reavaliação, complementação de diligências ou arquivamento por decadência ou prescrição. Além disso, deverá propor fluxos operacionais para otimizar os trabalhos da unidade, especialmente com vistas à transição para o modelo digital de registro e tramitação de procedimentos.