Após as denúncias de violência policial e relatos de prejuízos a ambulantes e comerciantes durante o Carnaval de Corumbá, a PMMS (Polícia Militar do Mato Grosso do Sul) emitiu um posicionamento oficial, informando que irá instaurar um processo administrativo para apurar o caso.
Em nota, a corporação reafirmou “seu compromisso com a ética, o respeito e a integridade, salientando que não tolera qualquer tipo de comportamento que viole seus princípios e valores”.
A PMMS informou que a Corregedoria-Geral já está ciente dos fatos e está providenciando a instauração do devido procedimento administrativo, bem como demais medidas necessárias para apuração e responsabilização do ocorrido.
No caso, foliões denunciaram caso de violência policial, que teriam agido com truculência e agredido jovens, que tentavam se dirigir para a área de alimentação, após findados os desfiles de domingo (2). Eles teriam sido impedidos de acessar o local pela Polícia Militar, resultando em confrontos e relatos de agressões.
Marlon Vinícius, de 26 anos, um dos agredidos, relatou que tentava deixar a festa quando foi impedido de acessar uma via que levava ao local onde haviam estacionado o veículo. Depois disso, ao tentar gravar a abordagem, recebeu diversos golpes de cassetete que lhe causaram ferimentos diversos.
Marlon registrou boletim de ocorrência contra a ação policial e realizou exame de corpo de delito.
Além das denúncias de agressão, há relatos de que comerciantes e ambulantes da Praça de Alimentação sofreram prejuízos devido à ação policial.
Posicionamento da Prefeitura
Após a repercussão dos casos, o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel, manifestou-se nas redes sociais, afirmando que o Carnaval é uma festa de respeito e convivência, e que a prefeitura não tolera nenhum tipo de violência. Ele estendeu o apoio aos ambulantes e comerciantes da Praça de Alimentação, ressaltando a importância de celebrar com respeito, alegria e segurança.
“Não vamos aceitar qualquer tipo de excesso, seja contra trabalhadores do Carnaval ou foliões. Acertamos com o Comando Geral da PM e com o 6º BPM a flexibilização dos horários, para que todos possam pular o Carnaval com tranquilidade”, disse o prefeito.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.