Um dos organizadores do evento que terminou com Walderly da Silva, de 58 anos, passando mal e morto dias depois disse que o ciclista sofreu infarto durante a prova no último domingo (30).
Walderly estava competindo na categoria turismo que tinha como objetivo pedalar 26 quilômetros no circuito MTB (Mountain Bike) em Jaraguari, a 47 quilômetros de Campo Grande. Ele estava internado na Santa Casa da Capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta quarta-feira (2).
“Ele sofreu um infarto durante a prova. Foi no quilômetro 20, faltando seis quilômetros para terminar uma volta de 26 quilômetros e tinha acabado de passar o segundo ponto de hidratação”, afirmou o organizador.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ainda, o organizador esclareceu que o trecho percorrido pelo ciclista tinha três pontos de hidratação com água. “Nesse trecho de 26 quilômetros eram três pontos de hidratação com água de garrafa de 500ml entre aos atletas, a 7,5 quilômetros entre um ponto e outro”, explicou.
Inicialmente foi noticiado que o ciclista havia sofrido desidratação e um quadro de exaustão física. Porém, o organizador diz que Walderly já havia passado por dois pontos de hidratação em 18 quilômetros.
“Eu acho até difícil ele chegar nessa parte de exaustão e desidratação, porque ele andou 18 quilômetros e já tinha passado por dois pontos de hidratação. E ele é uma pessoa que pedala, pois carrega a água dele, os isotônicos dele, de uma maneira amadora, ele se prepara. Foi um calamidade ter acontecido isso com ele, eu acredito”, explicou.
Segundo ele, após o ciclista sofrer o infarto, o mesmo foi atendido pela equipe de resgate do evento e depois socorrido por uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel ao hospital.
O organizador também afirmou que está dando todo o suporte necessário aos familiares de Walderly, bem como está a caminho do velório do ciclista, que ocorre em Nioaque nesta quarta-feira (2). Ao Jornal Midiamax, ele revelou que está sendo enviada uma coroa de flores ao velório como forma de homenagem ao ciclista e seus familiares.
“Quando ele passou mal, ele foi para o hospital junto com a nossa UTI e eu prometi a esposa dele que estaria com a família até o fim, pois acreditávamos que ele iria ficar bem. Eu me senti muito abalado”, falou.
No fim da tarde desta quarta-feira (2), uma nota de pesar também foi publicada pela equipe que realizou a prova em Jaraguari.
Confira a nota na íntegra:
“Com profundo pesar, a equipe Syni Produções se une em solidariedade à família e amigos do atleta Walderly Silveira, que nos deixou devido a uma intercorrência de saúde durante a prova do Circuito SESC MTB Brasil, em Jaraguari, no último domingo.
A paixão pelo esporte nos une e, por isso, é com um coração pesado que lamentamos a perda de alguém que dedicou sua vida a essa paixão. Desde o início da prova, onde cada pedalada refletia esforço, determinação e amor ao MTB, até os esforços incansáveis da equipe de socorro, que mobilizou todos os recursos disponíveis para prestar ajuda, sabemos que cada vida importa e que atitudes como essas são reflexos do verdadeiro espírito esportivo.
Neste momento difícil, nossos pensamentos e orações estão com a família e todos que tiveram o privilégio de conhecer e compartilhar momentos com esse atleta extraordinário. Que suas memórias e conquistas continuem a inspirar todos nós e que possamos honrar seu legado em cada trilha que percorrermos.
Descanse em paz!”
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.