Pular para o conteúdo
Polícia

Não só instalações, mas furtos de placas solares também crescem em Mato Grosso do Sul

Após aderir aos equipamentos, é necessário também investir em segurança
Layane Costa -
Placas solares (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

A população sul-mato-grossense tem aderido cada vez mais ao uso de placas solares. O Estado possui mais de 145 mil conexões operacionais, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Fotovoltaica). É tanta placa solar que gera, somente pelas usinas fotovoltaicas, mais de 1,6 GW (gigawatt) mensalmente.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Contudo, no Estado, ao aderir aos equipamentos, pode ser interessante investir também em segurança. Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) encaminhados ao Jornal Midiamax apontam no primeiro semestre de 2025 aumento de aproximadamente 31% nos furtos de equipamentos desse tipo, considerando que, ao longo de 2024, foram registrados 47 furtos.

Equipamentos e segurança

Os números absolutos ainda são baixos, mas funcionam como alerta de que equipamentos de energia solar, como as placas e a fiação, têm se tornado alvo dos criminosos. Diante disso, o Jornal Midiamax conversou com um especialista em segurança que destacou algumas dicas a fim de proteger os equipamentos.

Os equipamentos têm se tornado alvo dos bandidos (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Um dos problemas ocorre porque a instalação dos equipamentos é sempre visível, facilitando a ação dos criminosos. Isso porque a modalidade de instalação pode variar conforme o perfil do local onde o sistema será instalado.

“Quanto maior a exposição do sistema para a captação solar, maiores devem ser os cuidados para garantir a integridade dele”, explicou o gestor de processos Alberto Reis.

Segundo o gestor, sejam câmeras de segurança, seguro para os equipamentos ou até as famosas cercas elétricas e concertinas, todas essas medidas são válidas.

“Barreiras físicas, como cercas eletrificadas, concertinas e intrusores (sensores que detectam acessos não permitidos), são muito eficazes. Além disso, o monitoramento por Câmeras de Circuito Fechado (CFTV) ajuda a observar tanto os ambientes internos quanto os perímetros”, reforçou Reis.

Por fim, o especialista explica que em locais como fazendas — que não possuem muros — outras medidas também podem ser adotadas.

“Em locais onde muros não são possíveis, como fazendas de geração de energia ou fazendas particulares de uso misto, o uso de intrusores e sistemas de monitoramento CFTV 24 horas ajuda a reduzir os impactos relacionados a furtos ou subtração de itens. Isso contribui para um sistema de monitoramento eficaz na casa principal ou na sede do local”, apontou o especialista.

Furto de fios

Um morador do Paulo Coelho Machado, em , por pouco não teve todos os equipamentos furtados. O despachante documentalista Celsonilio Fraga, de 49 anos, informou que os criminosos não conseguiram levar todos os equipamentos porque ele acordou com o barulho. Contudo, o prejuízo material foi inevitável. A casa foi alvo de dois furtos, um em abril e outro em maio.

“Foi apenas a fiação. Eles subiram aqui em casa três vezes. Na última, cortaram a fiação do cabeamento das placas solares, mas não chegaram a roubá-las porque ouvimos o barulho e fizemos com que descessem. Eles chegaram a cortar cerca de cinco metros de fiação”, contou o morador Celsonilio.

Até o momento, o despachante ainda não conseguiu repor as placas solares, pois o local está em reformas. Mas, destacou que algumas medidas de segurança serão adotadas para evitar novos furtos.

“Ainda não arrumei, porque preciso trocar toda a fiação. Essa fiação não aceita emenda. A parte das placas solares será feita neste mês, pois estou ampliando a quantidade, tenho 18 e colocarei mais 6. Assim que terminar a reforma, vou instalar concertina e uma cerca elétrica”, reforçou Celsonilio.

O morador foi alvo dos criminosos por duas vezes (Foto: Leitor Midiamax)

Seguro para equipamentos de placa solar?

O seguro para furtos e sinistros dos equipamentos de energia solar existe. O Jornal Midiamax conversou com Maxwell Tedesco Pinheiro, especialista em projetos fotovoltaicos, de 33 anos, que explicou sobre essa possibilidade.

Dessa forma, o seguro pode ser contratado a qualquer momento, seja no ato da adesão ou posteriormente. “O cliente não tem custo adicional ao contratar o seguro, exceto na renovação do contrato. O valor do seguro varia entre 0,5% e 2% do valor do projeto”, explicou Maxwell.

O especialista também explicou que a franquia é deduzida do valor do possível sinistro, seja em casos de danos aos equipamentos eletrônicos ou furtos de cabos e placas solares.

“O seguro cobre 100% desses custos. A empresa de energia solar contratada precisa emitir um laudo sobre os danos, e o seguro cobre a reposição dos equipamentos, sem custo adicional para o cliente”, concluiu Maxwell.

Emei é alvo de furtos no Aero Rancho

Em março, moradores do bairros Jardim das Hortênsias e Aero Rancho denunciaram ao Jornal Midiamax que a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Micheli Regina Locatelli, era alvo frequente de furtos e depredação.

Na época, um morador denunciou, na condição de anonimato, que a redução no patrulhamento da região acabou resultando em furtos frequentes na creche. “Já roubaram oito placas de energia solar na creche. Eles pulam o muro e roubam tudo, colocam um pano na concertina e pulam. Esse final de semana vão fazer a limpa porque não tem segurança no local”, diz.

O morador relata ainda que a área ao redor da Emei se tornou reduto para pessoas em situação de rua e dependentes químicos, gerando insegurança nas famílias de estudantes que frequentam o local.

“Atrás da creche descartam lixo constantemente; a prefeitura limpa, mas no dia seguinte já jogam lixo outra vez. Além disso, há muitos usuários de drogas, deixando as famílias com medo”, comentou.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-prefeitos são denunciados por irregularidades em obra de concha acústica que ruiu em Coxim

moraes

‘Juiz fake’: jornalista português detido no Brasil provoca Moraes e STF em documentário

mortes

Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas, aponta Palestina

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Últimas Notícias

Esportes

Saiba onde assistir: João Fonseca estreia em Toronto

Jovem atleta enfrenta adversário, ainda não definido, neste domingo

Cotidiano

VÍDEO: Peixes mortos em lago de Ribas do Rio Pardo assustam ribeirinhos e prefeitura se reúne com Imasul

As macrófitas começaram a se espalhar pelo Lago do Mimoso em fevereiro de 2025

MidiaMAIS

Comemorando 40 anos, UBE-MS abre inscrições para 37ª Noite da Poesia em Campo Grande

Evento será realizado no dia 24 de outubro, na Estação Teatro do Mundo

MidiaMAIS

Bobbie Goods é coisa de criança? Em MS, adultos também aderem à ‘febre’ dos livros de colorir

Famosos na internet, livrinhos Bobbie Goods conquistaram o coração dos adultos e muitos consideram atividade terapêutica