Uma vida luxuosa, em mansões com quadras de basquete, ao lado de lagos artificiais, com aluguéis de R$ 30 mil ao mês: assim é a vida de Sérgio Luiz de Freitas Filho e familiares em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, ‘Serginho Mijão’, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital). Outro líder doo PCC, o ‘Tuta’ foi preso na Bolívia em maio deste ano.
‘Serginho Mijão’ está na lista de procurados da Interpol. Ele teria planejado o assassinato do promotor de Campinas, Amauri Silveira Filho, do Gaeco. Ele chegou a morar em condomínios de um novo bairro da cidade, com terrenos a partir de 450 m² e aluguel de cerca de R$ 30 mil por mês.
Um dos imóveis em que ‘Serginho Mijão’ chegou a morar em 2016, foi palco de uma roda de samba e tinha quadra de tênis, piscinas e um lago. Ainda conforme o Fantástico, familiares do líder do PCC em 2021 ocupavam uma mansão de luxo.
Autoridades da Bolívia e do Brasil estão cientes da presença de ‘Mijão’ no território boliviano. O líder do PCC vive com nome falso e tem empresas no país. ‘Serginho Mijão’ vive em Santa Cruz de La Sierra. Ele integra a lista da Interpol.

‘Tuta’ preso na Bolívia
Marcos Roberto de Almeida, o ‘Tuta’, que estava foragido, vivendo tranquilamente em Santa Cruz de La Sierra, foi preso no dia 18 de maio, sendo extraditado e entregue à PF (Polícia Federal). Ele será transferido para um presídio de segurança máxima de São Paulo.
‘Tuta’ estava foragido desde 2020 e vivendo na Bolívia. Ele teve a transferência autorizada no dia 1º de agosto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Marcos estava detido em um presídio de Brasília havia 3 meses.
Após a prisão de ‘Tuta’ outros membros do PCC ainda permanecem nas ruas. Os líderes são considerados substitutos de Marcos. Em Santa Cruz de La Sierra, ‘Tuta’ vivia tranquilamente até ser descoberto e capturado, sendo extraditado e levado para uma penitenciária federal. Ele estava foragido desde fevereiro de 2024.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)