Pular para o conteúdo
Polícia

Líder do PCC, ‘Nortenho’ é preso em operação que investiga tráfico internacional de drogas na fronteira

Nelson Gustavo Amarilla Elizeche é investigado por organização criminosa e tráfico transnacional de drogas
Renata Portela, Lívia Bezerra -
'Nortenho' também é acusado de homicídios e sequestros. (Fotos: Reprodução, Redes Sociais)

Considerado líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Nelson Gustavo Amarilla Elizeche, o ‘Nortenho’, de 39 anos, foi preso preventivamente na Operação Blacklist, deflagrada pela PF (Polícia Federal), em , a 315 quilômetros de Campo Grande, nesta quarta-feira (7).

As investigações comprovaram que uma organização criminosa adquiria drogas e de armas no , internacionalizava os ilícitos em e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax, um dos alvos da Operação Blacklist é ‘Nortenho’, que estava com mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela 1ª Vara Federal da 5ª Subseção Judiciária de Ponta Porã no último dia 24 de março.

‘Nortenho’ é investigado pelos crimes de organização criminosa e tráfico transnacional de drogas. Ele foi preso preventivamente e levado para a PF.

Operação Blacklist

Segundo a PF, A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína.

O foco da operação está na liderança da organização criminosa que atua na com Pedro Juan Caballero. Em Ponta Porã, foram apreendidas quatro armas, três veículos e uma impressora 3D que estaria sendo usada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo. Já em foram duas armas apreendidas.

Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Campo Grande, São Paulo e Ribeirão Preto. Na Capital paulista, os policiais federais apreenderam munições.

Policiais federais durante cumprimento dos mandados. (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

Incêndio atinge terreno no Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Usina de açúcar e álcool oferta vagas de emprego em Aparecida do Taboado

As oportunidades são para diferentes profissionais, em quatro setores da usina

Brasil

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Medidor de glicose da marca "Ok Pro" foi reprovado em teste feito pela Fiocruz

Mundo

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Vídeo publicado pela menina já acumula mais 60 milhões de visualizações na plataforma de vídeo

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro