Pular para o conteúdo
Polícia

Lesão indica que ‘Jorginho’ estava vivo no momento em que foi atacado por onça no Pantanal

No corpo do caseiro foi encontrada uma lesão no membro superior, indicando possível reação vital
Layane Costa -
O ataque ocorreu em 21 de abril. (Foto: Saul Schramm/Secom e Divulgação)

Antes de morrer, o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, conhecido como ‘Jorginho’, teria tentado se defender do ataque da onça. Jorginho ainda estava vivo no momento do ataque, ocorrido no dia 21 de abril, no coração do , em um pesqueiro na região do Touro Morto.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O delegado Luis Fernando Mesquita, lotado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de e responsável pelas investigações, confirmou que havia uma lesão no corpo de Jorginho que possivelmente indica uma tentativa de defesa contra o ataque do animal.

“Temos uma lesão em membro superior, de defesa, com reação vital, compatível com ataque de animal silvestre de grande porte”, disse Mesquita.

Ainda segundo o delegado, a reação vital “significa que, no momento em que a lesão foi ocasionada, a vítima, estava viva”, explicou.

Nesta semana, o delegado confirmou que fragmentos de ossos e cabelos humanos foram encontrados nas fezes da onça. Contudo, o laudo que esclarecerá as dúvidas sobre o ataque e a morte do caseiro ainda não foi concluído.

“Estão fazendo um trabalho muito criterioso, mas acredito que nos próximos dias (o laudo deve sair)”, afirmou Mesquita.

Captura da onça

A captura do animal, que pesa 94 quilos, aconteceu três dias após o ataque ao caseiro. A onça-pintada foi localizada por equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) nas proximidades do local onde Jorge foi atacado, e encaminhada ao CRAS.

Assim que chegou ao CRAS, a equipe médica veterinária constatou que o animal estava com anemia. No entanto, de acordo com novo boletim enviado ao Jornal Midiamax, a onça apresenta quadro de saúde estável.

A polícia, no entanto, reforçou que não é possível afirmar com certeza que esta foi a onça que matou o caseiro. “Capturamos porque era a que estava rondando a casa, está magra e abatida. Mas como ele (o caseiro) foi arrastado para o mato, outros animais podem ter atacado e comido”, explicou um dos agentes. A PMA também informou que há outros exemplares da espécie na região.

A onça-pintada capturada após o ataque e a morte do caseiro não deverá ser devolvida à natureza.

Onça-pintada permanece no Cras, em (Saul Schramm/ GOV MS)

Possível dinâmica do ataque

A suspeita é de que a onça tenha aparecido na casa onde Jorge morava enquanto ele preparava café. O ataque teria ocorrido por volta das 5h30 do dia 21 de abril.

Amigos e parentes acreditam que Jorge se apavorou e tentou fugir, mas foi cercado pelo animal no meio do deck que leva até o rio. Ali mesmo, a onça teria atacado o caseiro e arrastado seu corpo mata adentro, passando pelo rio.

Logo cedo, turistas chegaram ao local para comprar mel e se depararam com vestígios do ataque. Havia muito sangue, vísceras e pegadas na área. A onça comeu o caseiro”, comentou um dos populares em vídeo gravado na manhã do ocorrido.

Após a denúncia, a Polícia Militar Ambiental utilizou um helicóptero para sobrevoar a região e localizar o corpo. As buscas foram encerradas após os restos mortais serem encontrados na manhã de terça-feira (22), um dia após o do caseiro.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Últimas Notícias

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país