Pular para o conteúdo
Polícia

‘La Cadetral’: PF deflagrada nova fase da operação que tem como alvo detento do Presídio Federal da Capital

A operação mira uma organização criminosa composta por detentos e policiais penais
Layane Costa -
(Divulgação/Polícia Federal)

Uma nova fase da operação ‘La Catedral’, que tem como um dos alvos Lyferson Barbosa da Silva, encarcerado no Presídio Federal em , foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta terça-feira (8). A operação investiga um esquema de corrupção no sistema prisional de Pernambuco.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Agora, a operação teve como alvo André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) – cumprido um mandando de prisão preventiva – além da ex-superintendente de Segurança Prisional da pasta estadual.

Segundo publicado pelo site JC PE, na residência de André, localizada em um bairro na Zona Oeste de Recife, foram apreendidos arma funcional, celulares e um veículo Amarok.

O suspeito havia sido exonerado do cargo de secretário executivo no final do ano passado, em meio aos avanços das investigações da PF.

Encarcerado em Mato Grosso do Sul

Em meio aos alvos da operação, está Lyferson Barbosa da Silva, transferido para Mato Grosso do Sul. Contudo, antes da sua transferência, em 2023, foi descoberto um diálogo no qual Lyferson teria ordenado a um comparsa ataques ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), escolas e um hospital. Além disso, a ordem era de que veículos fossem incendiados e pessoas inocentes assassinadas.

Os criminosos estariam insatisfeitos com decisões tomadas pela segurança pública estadual. Por isso, houve a ordem dos ataques.

Acesso a garotas de programa

Ao todo, oito policiais penais foram presos na primeira fase da operação. A investigação, segundo o JC PE, indicou que eles liberavam a entrada de garotas de programa, drogas, bebidas alcoólicas e comidas no Presídio de Igarassu. Isso porque eles recebiam os pagamentos via Pix, comidas e joias em troca.

‘La Catedral’

A operação La Catedral descobriu uma organização criminosa composta por detentos e policiais penais que atuavam no Presídio de Igarassu, em Pernambuco. Foram cumpridos mandados em Recife, Paulista, Goiana, Carpina, Abreu e Lima, Itapissuma (todas em Pernambuco) e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A investigação teve início após a identificação de um detento que comandava diversas atividades ilícitas na unidade, contando com o apoio de servidores do sistema prisional. Durante as apurações, foram constatados atos de corrupção passiva praticados por policiais penais, além de acessos indevidos a sistemas internos para favorecer detentos.

Os investigados poderão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção, prevaricação, promoção ou facilitação de ingresso de aparelho telefônico em presídio e participação em organização criminosa.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cirurgia de subobstrução intestinal do ex-presidente Jair Bolsonaro já ultrapassa dez horas

Flamengo vai ao Sul e impõe derrota de dois a zero sobre o Grêmio em tarde de Arrascaeta

Centenas de famílias curtem atrações do último dia de Expogrande 2025

Motorista em zigue-zague estaria com sinais de embriaguez ao bater em caminhão e matou criança na BR-267

Notícias mais lidas agora

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Fiéis celebram e se preparam para Semana Santa em Campo Grande

Faltam poucas horas: faça sua foto no pórtico do Midiamax na Expogrande e concorra a prêmios

INMET emite alerta para chuvas intensas em 8 cidades de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Política

Cirurgia de Bolsonaro no intestino já dura 10h30; ex-presidente está sendo operado em Brasília

Média de duração de uma cirurgia de laparotomia exploradora é de até quatro horas, mas caso de Bolsonaro é considerado mais delicado, devido à cirurgias anteriores na região abdominal

Esportes

Douradense volta marcar, mas São Paulo apenas empata com o Cruzeiro pelo Brasileirão

No meio da semana, o douradense Ferreirinha marcou dois gols e, hoje, mais um, porém o tricolor empatou ambas as partidas

Esportes

Thâmela e Vic são campeãs da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de vôlei de praia

Victoria Lopes Tosta é sul-mato-grossense natural de Ivinhema. Aos 25 anos, desponta como um dos principais nomes do vôlei de praia brasileiro

Esportes

Time de MS, Brejão de Nioaque vence o 1º Campeonato Nacional de Futebol Indígena

Evento aconteceu neste final de semana em Brasília-DF e teve final neste domingo (13), entre Terra Indígena Ivaí (PR) e o Brejão de Nioaque (MS)