Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça identifica falhas e pai e padrasto serão indenizados por morte de Sophia

Stephanie de Jesus da Silva e Christian Campoçano Leitheim, a mãe e o também padrasto de Sophia de Jesus Ocampo estão presos
Osvaldo Sato, Thatiana Melo -
Caso Sophia foi o mais marcante em 2023. (Reprodução Redes Sociais)

A Justiça de condenou o Estado e o Município ao pagamento de indenizações por danos morais e materiais ao pai e ao padrasto de Sophia, menina de dois anos que morreu em janeiro de 2023 vítima de maus-tratos. A decisão reconhece falhas sucessivas de agentes públicos municipais e estaduais diante das denúncias que poderiam ter evitado a morte da criança.

De acordo com a sentença, o pai de Sophia, Jean, havia ingressado com ação judicial alegando omissão do poder público na adoção de medidas protetivas à filha. O juiz determinou o pagamento de R$ 350 mil a título de danos morais a Jean, e R$ 80 mil ao marido dele, Igor, também reconhecido como padrasto da criança.

Além disso, foi fixada por danos materiais, na forma de pensão mensal equivalente a dois terços do salário-mínimo, sendo 70% destinados a Jean e 30% a Igor. O pagamento deverá ser feito a partir de 2 de junho de 2034 até 2 de junho de 2045, quando o valor será reduzido para um terço do salário-mínimo, cessando definitivamente em 2 de junho de 2095.

Morte de Sophia

Sophia, de dois anos, morreu em janeiro de 2023 após ser levada pela mãe já sem vida a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A menina havia passado por diversas internações e a mãe chegou sozinha ao local, comunicando o companheiro sobre o óbito. Uma testemunha relatou que, ao saber da morte, o padrasto Christian teria dito: “minha culpa”.

Durante as investigações, laudos apontaram contradições nas versões da mãe, que afirmou que a filha havia se alimentado e ido ao banheiro antes de ser levada à UPA. O médico legista refutou a versão, afirmando que, com o trauma identificado, Sophia não teria condições de andar ou comer sozinha. A autópsia revelou ainda que a criança pode ter agonizado por até seis horas antes de morrer.

O Ministério Público denunciou a mãe e o padrasto pelos crimes de tortura e homicídio. A nova denúncia, oferecida em setembro de 2023 pelo promotor Marcos Alex Vera, descreve que Christian submetia Sophia a intenso sofrimento físico como forma de castigo. Um dos episódios mais graves teria ocorrido quando ele fraturou a perna da menina com chutes, fato confirmado pelo próprio filho, que presenciou as agressões.

A mãe também foi acusada de omissão, por deixar a filha ferida e com dores durante um dia inteiro antes de procurar atendimento médico. Segundo o Ministério Público, as agressões eram frequentes e há indícios suficientes para sustentar a acusação de tortura. O órgão ainda descartou qualquer possibilidade de acordo penal diante da gravidade dos fatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
câmara bancada ambiental anistia

Veja como votou bancada de MS na derrubada da MP alternativa ao IOF

Identificado jovem morto com facada no peito durante bebedeira

VÍDEO: fogo se alastra em região de vegetação no São Conrado

Ancelotti esboça formação da seleção para enfrentar Coreia do Sul

Notícias mais lidas agora

Caos no Terminal Morenão: ‘barbudo’ de máscara deixou bomba com azulejos e inscrições comunistas

‘Barbudo’ ficou 3 horas de pé e chegou a acionar bomba antes de fugir do Terminal Morenão

Justiça identifica falhas e pai e padrasto serão indenizados por morte de Sophia

Turma Regional de MS realiza primeira sessão em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Hamas pede que Trump não permita que Israel atrase a implementação do acordo de Gaza

Hamas afirma que os sacrifícios do povo "não serão em vão"

Esportes

Comercial toma vira do lanterna Taveirópolis no final da partida pela B

Comercial cai para a quarta colocação, com 9 pontos

Brasil

Comarca de Dourados seleciona estagiários do curso de Direito

As provas serão realizadas no dia 8 de novembro

Esportes

Libertadores Feminina: Corinthians vence Santa Fe e se classifica

Quartas de final da Copa Libertadores Feminina