O homem de 35 anos, suspeito de matar Josias Francisco da Silva, de 45 anos, na Vila Carvalho, em Campo Grande, teve a prisão preventiva decretada nesta sexta-feira (1º). Josias foi assassinado com sete facadas na terça-feira (29).
O suspeito foi preso em flagrante horas depois do crime, por uma equipe da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa). Ele estava nas proximidades do Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), quando foi abordado e confessou o crime.
Assim, ele foi encaminhado para a delegacia e passou por audiência de custódia na manhã desta sexta (1º). Na audiência, foi considerada a natureza do crime aliada aos antecedentes criminais do suspeito. Ele possui passagens por importunação sexual, resistência, porte de drogas para consumo pessoal e desobediência.
“Verifica-se, in casu, pelas circunstâncias do delito, notadamente pela natureza do crime — praticado com grave ameaça ou violência contra a pessoa —, aliados aos maus antecedentes do autuado, bem como à ausência de comprovação de vínculo empregatício lícito e residência fixa, que não se revela recomendável a concessão de liberdade provisória”, diz a decisão.
Portanto, o juiz de Direito Valter Tadeu Carvalho converteu a prisão em flagrante em preventiva. O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário.
Suspeito já foi denunciado pelo MPMS
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o suspeito foi denunciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em junho de 2023. Ele foi acusado de porte de drogas para consumo pessoal e desobediência no concurso material de crimes. Ou seja, acusado de cometer dois ou mais delitos diferentes no mesmo contexto.
Após a prisão do suspeito, na quarta-feira (30), pelo homicídio de Josias, foi feito um relatório psicossocial. À equipe do setor psicossocial, ele relatou que está em situação de rua há quatro anos e é atualmente aposentado pelo Loas (Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social). O homem possui uma deficiência na perna.

Assassinato
O crime ocorreu por volta das 21 horas desta terça-feira (29), na Rua Miguel Couto, e foi flagrado por câmeras de segurança. Nas imagens, é possível visualizar a vítima sendo perseguida pelo suspeito.
Depois, o homem cai ao chão e continua sendo esfaqueado. Logo, o suspeito sobe em cima dele, e Josias passa a gritar várias vezes por socorro.
Uma testemunha contou à polícia que estava em casa quando, por volta das 21 horas, passou a ouvir gritos de socorro e, ao olhar pela janela, flagrou o autor em cima da vítima, esfaqueando-a. Um amigo que estava na casa com a moradora gritou e passou a perseguir o suspeito, que fugiu de bicicleta.
O corpo de Josias estava embaixo de um poste de iluminação, com sete perfurações de faca nas costas e na nuca. O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados, mas o homem já estava sem vida.
Diante dos fatos, a Polícia Civil e a Perícia foram acionadas para os levantamentos no local. O caso foi registrado como homicídio simples.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***