Pular para o conteúdo
Polícia

Idosa que desapareceu da Santa Casa andou 3 quilômetros até ser encontrada em oficina mecânica

Idosa desapareceu na manhã de segunda-feira (24) e foi encontrada no início da noite
Lívia Bezerra -
Imagem Ilustrativa. (Reprodução: Freepik)

A de 82 anos que desapareceu da Santa Casa de andou cerca de 3 quilômetros até ser encontrada em uma oficina mecânica no bairro Amambaí, no início da noite dessa segunda-feira (24).

O caso foi parar na delegacia de Polícia Civil como abandono de incapaz e de pessoa. A família registrou boletim de ocorrência no fim da tarde e já no início da noite foi informada de que a idosa havia sido encontrada.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em contato com a reportagem do Jornal Midiamax, a filha da idosa contou que a mãe foi encontrada em uma oficina mecânica no bairro Amambaí às 18h40 da noite.

“Ela foi encontrada ontem às 18h40, já bem distante da Santa Casa. Uma família a encontrou e acionou a Polícia Militar, que já havia sido informada após a formalização do boletim de ocorrência”, contou a familiar.

Após ser informada pela polícia, a família foi até a oficina, onde encontrou a idosa calma, mas desorientada. A filha dela ainda contou que a mãe estava com todos os pertences, então não precisou retornar ao hospital para buscá-los.

“Ela saiu de lá com a bolsa com os pertences que já estavam lá com ela, Que eram uma toalha e o casaquinho dela!”, explicou.

Em seguida, a idosa foi levada para a casa, onde está aos cuidados dos familiares.

‘Descaso’

Apesar do alívio em ter localizado a idosa, os familiares alegam que houve descaso por parte do hospital. Isso porque a filha alega que não recebeu nenhum auxílio durante as buscas pela idosa.

“A Santa Casa em si não prestou qualquer auxílio para encontrarmos, não se dispôs a ajudar na busca dela em momento algum. (Ela) só foi encontrada pela ajuda de amigos e pela ajuda da Polícia Civil e Militar”, afirmou a filha.

Por fim, a filha descreveu o sentimento em lidar com o desaparecimento e, logo depois, a localização da idosa. “É uma situação extremamente desagradável. Foi muita sorte encontrarmos ela em segurança, ainda mais de noite já”, falou.

O Jornal Midiamax acionou a Santa Casa acerca dos fatos e foi informado que a idosa estava desacompanhada de qualquer parente ou responsável e se aproveitou da troca de plantão da equipe para deixar o hospital.

Já sobre a falta de auxílio alegada pela família, o hospital esclareceu que a idosa não demonstrava agressividade e estava em condições de locomoção. Como não havia determinação judicial ou médica de contenção, não havia justificativa para mantê-la restrita ao leito.

Confira o posicionamento na íntegra:

“A Santa Casa de Campo Grande informa que a paciente em questão estava acomodada em uma maca baixa, sendo assistida no corredor do Pronto-Socorro, devido à superlotação enfrentada pelo hospital.
A paciente apresentava lucidez alternada com aparentes curtos períodos de desorientação. Durante a troca de plantão da equipe, estando desacompanhada de qualquer parente ou responsável, a paciente, aproveitando a situação, levantou-se da maca e deixou a unidade hospitalar. O hospital esclarece que, por não demonstrar agressividade, estar em condições de locomoção e não ter, no momento, determinação judicial ou médica de contenção, não havia justificativa para mantê-la restrita ao leito com amarrações ou ataduras ou bloquear seu desejo de evasão, que é um direito que deve ser respeitado.”

O espaço segue aberto para manifestações.

Desaparecimento

A filha da idosa contou na delegacia que a mãe passou a apresentar demência há 10 dias e estava realizando tratamento psiquiátrico. No domingo (23), teve um surto psicótico em casa e ficou bastante agressiva, momento em que a família acionou o Corpo de Bombeiros e este a encaminhou para a Santa Casa.

A idosa deu entrada no Pronto Socorro às 19h20 e lá permaneceu até o dia seguinte, segunda-feira (24). Já no meio da manhã de segunda, uma médica foi conversar com a filha da idosa a aconselhando a ir para sua casa porque a paciente logo seria internada. Assim, a mulher foi para sua casa tomar um banho e, ao retornar à Santa Casa, às 13h38, não encontrou mais sua mãe.

Uma mulher que acompanhava um outro paciente disse para ela que sua mãe havia tentado fugir do hospital e para tal tentou agredir o porteiro da Santa Casa. Diante da agressão, o porteiro recebeu ordens superiores para liberar a saída da idosa e ela acabou fugindo.

*Atualizada às 14h45 de quarta-feira (26) para acréscimo de posicionamento.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados