Homem que matou ‘Gringo’ a tiros na Piratininga é condenado a cinco anos de prisão no semiaberto
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Copia-de-Design-sem-nome-15.jpg)
Jair Almeida de Souza foi condenado a cinco anos de prisão pela morte de Edvaldo Carlos Ramos, vulgo ‘Gringo’, na Vila Piratininga, em Campo Grande. O assassinato aconteceu em janeiro de 2023 e Jair foi submetido a Júri Popular nesta terça-feira (11).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Consta na denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que Jair foi até a casa de Gringo para questioná-lo sobre um suposto relacionamento com uma mulher chamada Lorena e foi embora. Contudo, voltou no dia seguinte e matou a vítima.
Inicialmente, o julgamento estava marcado para 13 de agosto do ano passado, mas foi adiado e remarcado para outubro. Contudo, a sessão foi adiada novamente e reagendada para esta terça-feira (11).
Assim, ocorreu o júri no Fórum de Campo Grande, presidido pelo juiz de Direito Carlos Alberto Garcete. A defesa havia pedido pela absolvição de Jair em relação ao crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Ao fim do julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do crime de homicídio, mas afastou as qualificadoras. Além disso, reconheceu a ocorrência do privilégio no crime de homicídio e o absolveu em relação ao porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
A pena para o crime de homicídio foi fixada em 5 anos de reclusão no regime semiaberto. Como Jair respondia ao processo em liberdade, o magistrado determinou que seja expedido mandado de prisão.
Além da condenação por homicídio, Jair também foi condenado ao pagamento das custas judiciais.
Assassinato de ‘Gringo’
De acordo com vizinhos que ouviram uma discussão seguida por tiros, o caso aconteceu por volta das 4h30 do dia 1º de janeiro e o homem era conhecido na região por ‘Gringo’. Após os tiros, ele deu alguns passos e morreu no portão da casa que morava.
Vizinhos relatam que viram ‘Gringo’ com uma mulher e discutindo com um homem. Em seguida, os tiros aconteceram e, tanto a mulher, quanto o outro homem, fugiram do local.
Os próprios vizinhos foram até a delegacia Piratininga a pé e avisaram sobre o crime. O celular de ‘Gringo’ foi encontrado próximo da região. De acordo com o boletim de ocorrência, no bolso da calça de Gringo foram encontradas duas pedras de crack.
Consta na denúncia que Jair foi até a casa de ‘Gringo’ questioná-lo sobre um suposto relacionamento com uma mulher chamada Lorena e foi embora. Pela manhã, retornou armado e matou Edvaldo.
Na época, em março de 2023, Jair chegou a ser preso e levado para a 5ª Delegacia de Polícia Civil.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.