Pular para o conteúdo
Polícia

Homem que cravou faca nas costas de companheira grávida passa por júri popular em MS

O crime ocorreu em maio do ano passado, quando a vítima estava grávida de três meses
Layane Costa -
O Júri Popular será realizado em Dourados (Foto: Henrique Arakaki - Midiamax e Osvaldo Duarte - Dourados News)

Prestes a completar um ano da tentativa de , Mateus Gabriel Rodrigues sentará no banco dos réus nos próximos dias, em , cidade a 225 quilômetros de . Em maio do ano passado, o réu tentou matar a própria companheira, de 44 anos, que estava grávida de três meses, na Aldeia Jaguapiru.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a denúncia do MPMS (Ministério Público de ), no dia 28 de maio de 2024, por volta das 20h40, o denunciado e sua companheira estavam ingerindo bebidas alcoólicas juntos, quando a mulher teria dito que “ia largar dele e ir embora”.

Após a vítima dizer isso, Mateus correu atrás dela e desferiu golpes de faca em suas costas — sendo que a faca chegou a ficar cravada na região posterior do tórax. Quando populares chegaram ao local, a mulher estava caída de bruços. Na época, a polícia e também o Samu (Serviço Móvel de Urgência) foram acionados.

A vítima foi encaminhada para o Hospital da Vida, onde recebeu atendimento médico. Ainda, no hospital foi constatado que ela estava grávida de três meses.

Prisão

Na noite dos fatos, uma equipe da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) iniciou diligências com o auxílio de um líder indígena para localizar e prender Mateus. Ele foi encontrado no dia 29 de maio, um dia após o crime, e preso ainda em situação de flagrante.

No dia seguinte, 30 de maio, Mateus Gabriel passou por audiência de custódia, ocasião em que a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.

Mateus no momento em que foi preso (Foto: Osvaldo Duarte, Dourados News)

Júri

Agora, prestes a completar um ano da tentativa de feminicídio, Mateus Gabriel Rodrigues — que atualmente cumpre pena na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) — deverá ser julgado por popular no próximo dia 1º de julho. O julgamento está previsto para começar às 13h, no Tribunal do Júri da comarca de Dourados, região onde ocorreram os fatos.

Tentativas de feminicídio

Durante o mês de maio do ano passado, foram registradas nove tentativas de feminicídio em Mato Grosso do Sul, das quais duas ocorreram na cidade de Dourados.

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Além da DEAM, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180, é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

Vista aérea de Caarapó. Prefeitura contratou serviço de outsourcing para atender pastas. (Divulgação)

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Minha mãe não se resume à casa onde ela mora, e o presente de Dia das Mães também não’

Neste domingo especial das mães, o Midiamax propõe uma reflexão sobre a relação entre maternidade e presentes

Cotidiano

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Os atendimentos são realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães