Pular para o conteúdo
Polícia

Grupo técnico criado para desafogar Deam já analisou 6 mil ocorrências em Campo Grande

O grupo foi criado após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, morta aos 42 anos
Layane Costa, Thalya Godoy -
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher está instalada na Casa da Mulher Brasileira. (Foto: Eliel Dias, Midiamax)

O grupo técnico criado para desafogar a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) já analisou os seis mil boletins de ocorrência de casos represados. A informação foi confirmada pelo secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira. O grupo foi criado após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, morta aos 42 anos, no dia 12 de fevereiro deste ano.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Entre delegados e escrivães, o grupo é composto por 20 membros. Assim, na tarde desta quinta-feira (7), o secretário informou que os seis mil boletins de ocorrências já foram analisados. Ainda, reforçou que a força-tarefa será “perene”, ou seja, os trabalhos vão continuar por tempo indeterminado, agindo para que no próximo ano, não tenha demanda reprimida.

Grupo técnico

A força-tarefa foi criado para aperfeiçoar o atendimento às vítimas de e familiar. A medida seria para maior eficiência e celeridade na apuração dos crimes contra a mulher. O grupo terá os trabalhos concentrados na Academia da Polícia Civil.

Em , o grupo é responsável por analisar boletins de ocorrência de casos represados, aqueles onde as vítimas ou autores não são encontrados no endereço e nem por telefone pela Polícia Civil, bem como desistência de representação por parte das vítimas ou ausência/inexistência de provas ou elementos comprobatórios para a instrução e andamento dos procedimentos.

“Este grupo de trabalho representa nosso compromisso em garantir um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente às mulheres vítimas de violência. Buscamos aprimorar nossos procedimentos e fluxos de trabalho para que possamos oferecer um serviço de excelência, com a celeridade e a sensibilidade que esses casos exigem”, disse o delegado geral Lupérsio Degerone.

O Grupo de Trabalho terá as seguintes atribuições:

I – Realizar levantamento e análise dos Boletins de Ocorrência registrados na DEAM sem instauração de procedimento ou com providências pendentes;

II – Identificar casos que necessitam de reavaliação ou complementação das providências adotadas;

III – Analisar os procedimentos em que tenha ocorrido a decadência ou prescrição;

IV – Propor medidas e fluxos de trabalho para otimizar e garantir a celeridade na tramitação dos procedimentos;

V – Propor à Delegacia-Geral da Polícia Civil a alteração ou adequação dos protocolos existentes visando a otimização dos trabalhos daquela Especializada;

VI – Solicitar à DGPC a disponibilização do apoio técnico, logístico e de pessoal necessário para a consecução de seus objetivos, bem como das demais instituições;

VII – Apresentar relatório final com conclusões e sugestões para aprimoramento das ações da Deam, bem como o resultado dos trabalhos.

Nova titular Deam

A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) tem nova titular após a remoção de Elaine Benicasa, no dia 27 de março. A nova titular da especializada é a delegada Fernanda Barros Piovano. As duas delegadas que atenderam a jornalista Vanessa também foram removidas.

Foi publicado no Diário Oficial do dia 29 de março a titularidade da Deam. “Designar FERNANDA BARROS PIOVANO, Delegada de Polícia, Classe Especial, do Quadro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, para exercer a função de confiança de Delegada Titular, símbolo DAPC-6, na Primeira Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Campo Grande/MS, vaga prevista no Decreto nº 12.093, de 27 de abril de 2006 e alterado pelo Decreto nº 15.911, de 31 de março de 2022 e Decreto nº 16.520, de 11 de novembro de 2024, com validade a contar de 27 de março de 2025”.

Já a delegada Analu Lacerda foi designada como delegada adjunta da especializada. “Designar ANALU LACERDA FERRAZ, Delegada de Polícia, Segunda Classe, do Quadro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, para exercer a função de confiança de Delegada Adjunta, símbolo DAPC-7, na Primeira Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Campo Grande/MS, vaga prevista no Decreto nº 12.093, de 27 de abril de 2006 e alterado pelo Decreto nº 15.911, de 31 de março de 2022 e Decreto nº 16.520, de 11 de novembro de 2024, com validade a contar de 27 de março de 2025”.

A remoção aconteceu 45 dias após a morte de Vanessa e sete dias depois da Corregedoria da Polícia Civil concluir que as delegadas não erraram no atendimento à jornalista.

Feminicídio

A jornalista Vanessa Ricarte era servidora pública no MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em ). Ela foi esfaqueada três vezes na região do tórax e depois levada em estado gravíssimo à Santa Casa, onde veio a óbito.

No dia do crime, o feminicida disfarçou calma e disse que aceitava o fim do relacionamento. Mas o que veio a seguir foram facadas desferidas contra Vanessa.

Vanessa tinha voltado da delegacia, onde foi buscar a medida protetiva contra Caio, que não recebeu a intimação a tempo, quando se deparou com o músico na residência. A jornalista estava na companhia de um amigo e foi ao local para buscar seus pertences.

Na madrugada do dia da morte de Vanessa, ela foi até a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), acompanhada de um amigo, para registrar um boletim de ocorrência por agressão contra Caio e pedir medida protetiva.

No período da tarde, ela foi até sua casa, acompanhada do mesmo amigo, para pegar seus pertences. Chegando à residência, ela foi esfaqueada por Caio.

O caso ganhou repercussão após áudios gravados por Vanessa hora antes de morrer apontaram descaso e erros no atendimento que ela recebeu quando procurou ajuda na Casa da Mulher Brasileira.

Vanessa Ricarte morava em Campo Grande (Foto: Redes sociais)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin se reúne fora da agenda com representante da embaixada dos EUA

frio

5ª onda de frio do ano derruba a temperatura em MS a partir desta sexta-feira

Bombeiros usaram 12 mil litros de água para controlar incêndio no Jardim Noroeste

Trump minimiza prazo dado a Putin para encerrar guerra na Ucrânia: ‘vai depender dele’

Notícias mais lidas agora

Novo ataque de onça assusta e moradores expõem que nada foi feito para prevenir tragédia em MS 

nelsinho tereza

Nelsinho e Tereza compõem Comissão Temporária do Senado para negociar ‘tarifaço’ com EUA

‘Nikolas levou murro no saco’, afirma deputado sobre empurrão de Camila Jara

Com onça à espreita em Corumbá, saiba como se proteger de encontros com animais selvagens

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Concurso premiará os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul

1º Concurso de Queijo Artesanais de MS está com inscrições abertas

Política

Com faixas e churrasco na Afonso Pena, apoiadores de Bolsonaro pedem impeachment de Moraes

Apoiadores informaram que seguem comando da nacional e já contam quatro dias de protesto

Política

Auxílio de R$ 24 mil e debate nas escolas: o que prevê programa para ajudar vítimas de violência doméstica em MS

Programa Protege, do Governo de MS, inclui ações de diversas pastas como segurança, educação e assistência social

Polícia

Operação ferro-velho apreende mais de 200 kg de cobre e aplica R$ 20 mil em multa

Um dos locais alvo da operação já é reincidente