Uma organização criminosa foi alvo da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (28), na Operação Tango Down, com o objetivo de desarticular a organização voltada para o tráfico internacional de drogas. Mato Grosso do Sul foi alvo da ação.
Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, em cinco estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As investigações começaram em 2019, após a apreensão de um helicóptero carregado com cocaína, em ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar no município de Naviraí/MS. A partir desse fato, a apuração revelou um esquema estruturado, com uso recorrente de aeronaves para o transporte de drogas oriundas do Paraguai.
Entre os principais marcos investigativos, destaca-se a apreensão de cerca de 500 quilos de cocaína em Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, em janeiro de 2023, operação que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira e forças policiais locais. Ao longo das investigações, foram apreendidas 27 toneladas de maconha, 1.177 quilos de cocaína, 2.347 quilos de skunk, duas aeronaves e efetuadas 7 prisões em flagrante.
Na ação desta quarta (28), 50 policiais federais atuaram no cumprimento das ordens judiciais, resultando na prisão preventiva de 6 pessoas, apreensão de veículos e de 2 armas de fogo. Três investigados permanecem foragidos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.