A GCM (Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande) iniciou nova edição do curso CETAMI (Capacitação Especializada em Técnicas de Ações com Motocicletas Individuais). Conforme a corporação, o objetivo é o de qualificar agentes para integrar o GEMOP (Grupo Especializado de Motopatrulhamento).
De acordo com o comandante do GEMOP, GCM Nogueira, esta é a segunda edição da capacitação. Ainda segundo a Guarda, a formação foi retomada para garantir que todos os agentes do grupamento estejam devidamente capacitados.
“Alguns integrantes não conseguiram concluir o curso na primeira edição. Agora, com esta nova turma, permanecerão no grupamento apenas aqueles que tiverem o curso completo. É uma formação diferenciada, com conteúdos jurídicos, técnicos e voltados aos direitos humanos. O curso é completo e prepara o servidor para lidar com situações complexas do dia a dia”, disse.
O curso consiste na parte prática com motocicletas, conteúdos de gerenciamento de crises, legislação, defesa pessoal e atuação em ocorrências de risco, incluindo tentativas de suicídio. De acordo com a Guarda Municipal, os agentes recebem treinamentos para atuar como profissionais que chegam antes das demais equipes, com a responsabilidade de isolar a área, agir com cautela e adotar as estratégias adequadas até a chegada de unidades especializadas.