Pular para o conteúdo
Polícia

‘Feminicídio é um crime de ódio’, diz ex-ministra sobre combate de violência contra a mulher

Cida Gonçalves disse que a violência contra a mulher é um problema do Estado
Thatiana Melo, Adriel Mattos -
Cida Gonçalves em seminário no TCE. (Adriel Mattos, Midiamax)

A ex-ministra das Mulheres Cida Gonçalves, que esteve em na manhã desta quinta-feira (31), falou sobre a violência contra as mulheres ser uma problemática do Estado, e não só da segurança pública ou de saúde. Cida Gonçalves participou do seminário “Combate à Violência contra Mulheres e Meninas É da Nossa Conta”, no TCE (Tribunal de Contas do Estado).

é um crime de ódio. Só o ódio permite que alguém dê 60 socos numa mulher. Nada mais explica. Não é doença mental, não é , é passividade, não, é ódio. É ódio, é raiva”, disse a ex-ministra. Ainda conforme Cida Gonçalves, é um crime que não merece tolerância.

A ex-ministra ainda relatou que o crime de feminicídio continua da mesma forma, deformando o rosto, o corpo da vítima. “Agora, matam-se os filhos, porque uma mulher vê seu filho morrer e, segundo a sociedade, por causa dela, ela está morta, mesmo viva”, disse Cida Gonçalves.  

Cida Gonçalves disse que medidas protetivas salvam vidas e que não há como discutir sem falar no patriarcado. “Você não tem como discutir a questão da violência contra as mulheres sem você discutir o machismo e o patriarcado. E aqui não é só discurso feminista. Aqui é uma análise científica”, disse.

A ex-ministra falou sobre o aumento da crueldade direcionada às mulheres. Cida Gonçalves comentou sobre os vários tipos de violência contra as mulheres, que não é só física, mas também pode ser psicológica e patrimonial. “A mulher, quando sofre violência, perde o emprego a todo instante. Quando ela volta para o emprego, ela volta para o emprego menor, vai ser diarista, vai ser em serviços gerais, que ela não precisa ficar se justificando. Ela não consegue ser uma recepcionista, porque está toda machucada. Então, acho que essas são as questões que nós precisamos pensar”, explicou Cida Gonçalves.  

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Além da Deam, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os fins de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Últimas Notícias

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande

Brasil

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Criança estava sozinha no quarto quando caiu