Pular para o conteúdo
Polícia

Federação de Automobilismo diz que corrida em que pecuarista de MS morreu não era autorizada

Organizadora do evento falou ao Jornal Midiamax que somente provas em vias abertas à circulação precisam de autorização
Lívia Bezerra -
Neto Coelho morreu aos 48 anos. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A corrida automobilística que terminou na morte do empresário e pecuarista sul-mato-grossense Neto Coelho, em Gavião Peixoto, em , no último sábado (26), não era autorizada. A informação foi divulgada pela Fasp (Federação de de São Paulo) por meio de um comunicado após a repercussão do acidente.

Wilson Coelho Neto, de 48 anos, morreu após perder o controle da direção do carro modelo BMW M3 Competition que conduzia e atingir um Porsche 911 Turbo S e um Audi S3 durante a corrida na cidade do interior paulista.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Após a morte de Neto no evento, a Fasp emitiu um comunicado citando que a competição não integra o calendário da federação e não tinha autorização para ser realizada.

A mencionada ‘prova’ não faz parte do calendário FASP e não tinha nenhuma autorização para a execução da mesma, cuja responsabilidade deve ser apurada pelas autoridades competentes, tendo em vista o falecimento do sr, WILSON COELHO NETO”, diz trecho do comunicado.

Ainda, a federação afirma que a organizadora do evento é desconhecida nos meios automobilísticos pela Fasp e Confederação Brasileira de Automobilismo. “Evento organizado pela ‘DRIVER BRASIL’, desconhecida nos meios automobilísticos, quer pela Federação, quer pela Confederação Brasileira de Automobilismo”, descreve o comunicado.

Ainda, é citado que eventos sem supervisão de federação ou da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) são proibidos.

Lamentavelmente as autoridades desconhecem a legislação desportiva, bem como o Código Brasileiro de , onde em ambos se encontra a proibição de organização de eventos sem a supervisão de uma Federação ou da Confederação Brasileira de Automobilismo. Esses eventos são elaborados sem qualquer segurança e por pessoas desabilitadas, haja visto que na ocasião do acidente haviam dois veículos indo e um voltando e conforme noticiário E USADO O MÁXIMO DE SEGURANÇA NOS EVENTOS, SÓ NÃO MENCIONAM QUE ESTÃO LÁ PARA FATURAREM EM CIMA DOS DESAVISADOS. À FAMÍLIA ENLUTADA OS PÊSAMES DESTA FEDERAÇÃO”, finaliza o comunicado.

Diante do comunicado emitido pela federação, o Jornal Midiamax acionou a organização do evento. Em nota, a empresa informou que o Código de Trânsito Brasileiro determina que somente provas ou competições desportivas em vias abertas à circulação devem ser autorizadas pela confederação desportiva ou por entidades estaduais a ela filiadas.

Ademais, a organização disse que a empresa tem 18 anos de atuação e está à disposição para o diálogo construtivo com todas as entidades do setor.

Confira a nota da organização do evento na íntegra:

A Driver manifesta, mais uma vez, profundo pesar pelo falecimento de Wilson Araújo Coelho, ocorrido no sábado (26) durante o evento “Driver Top Speed 2025”, em Gavião Peixoto (SP). A empresa seguem colaborando com as autoridades.

Diante do comunicado publicado pela FASP, consideram importante esclarecer que a Driver tem 18 anos de atuação e é reconhecida por sua seriedade na organização de eventos de automobilismo, com participantes recorrentes e padrões de segurança. Também é necessário esclarecer que o artigo 67, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que apenas provas ou competições desportivas em vias abertas à circulação devem ser autorizadas pela respectiva confederação desportiva ou por entidades estaduais a ela filiadas.

A Driver reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte a motor no Brasil e se colocam à disposição para o diálogo construtivo com todas as entidades do setor.”

Além da organização do evento, o Jornal Midiamax procurou a CBA acerca do comunicado da Fasp e foi informado que a corrida automobilística não integra o calendário, regulamentação e supervisão da confederação. Ainda, afirmou que o evento é de responsabilidade dos realizadores infringentes.

Confira:

O evento em questão não faz parte do calendário, regulamentação e supervisão da CBA. Um evento alheio às normas técnicas, desportivas e de segurança da CBA e suas federações associadas é da responsabilidades dos realizadores infringentes.

A realização de um evento oficial respeita normas que, além das já citadas, inclui seguro para competidores, serviço de sinalização, resgate, médico, socorro a acidentados, locais vistoriados e previamente aprovados, corpo de bombeiro etc.”

O espaço segue aberto para manifestações futuras.

Polícia aguarda laudos para concluir investigação

Ao Jornal Midiamax, a Polícia Civil de São Paulo informou na segunda-feira (28) que após a colisão, equipe médica socorreu Neto, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Em seguida, a Polícia foi ao local, bem como a Perícia.

Logo, a pista foi periciada. A polícia registrou o caso como homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal culposa.

Um homem de 47 anos morreu na tarde do último sábado (26), em um acidente de trânsito durante um evento automobilístico na Alameda Estevo, em Gavião Peixoto (SP). De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima fatal, conduzia um BMW M3 Competition, quando perdeu o controle do veículo sob pista molhada e colidiu contra um Porsche 911 Turbo S, conduzido por um homem de 41 anos, e um Audi S3, dirigido por um motorista de 43 anos, ambos no sentido oposto. A vítima chegou a ser socorrida por uma equipe médica, mas não resistiu aos ferimentos”, informou a corporação.

No entanto, as autoridades policiais aguardam laudos do IML (Instituto Médico Legal) e da perícia para prosseguir com as investigações. Isso porque os laudos devem determinar a causa da morte e circunstâncias do acidente.

Organizadora do evento lamentou o ocorrido

O evento é famoso por reunir superesportivos e empresários do país. Contudo, foi marcado pelo acidente trágico. Ademais, chovia no momento do acidente, o que deixou a pista molhada e escorregadia.

Assim, testemunhas relataram que Neto perdeu o controle do carro, rodou na pista e acabou atingido por outro veículo que retornava do trajeto. Com o impacto, a BMW capotou e o pecuarista não resistiu. Neto participava do evento em sua BMW M3 G80.

Igualmente importante, o carro é o mesmo que ganhou 1º lugar na prova de 1 milha (312 km/h) e de 2 milhas (341 km/h) na Driver Cup de 2024.

Conforme a Driver Brasil informou no fim de semana, organizadora da competição amadora entre carros esportivos de luxo, foram seguidos padrões rígidos de segurança e os pilotos assinam um termo de responsabilidade onde reconhecem os perigos da alta velocidade. 

*Atualizada às 14h23 de 30 de abril para acréscimo de posicionamento.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF