Dois moradores de Aquidauana — município da região oeste de Mato Grosso do Sul, a 136 km da capital Campo Grande — foram autuados na quarta-feira (6) pela PCMS (Polícia Civil de MS), por ter ligação clandestina conhecida como “gato” na rede de energia elétrica. Durante a operação, 22 imóveis foram vistoriados.
Durante as diligências, foram identificadas divergências nos registros de consumo em alguns locais. A fiscalização confirmou fraudes e resultou no registro de oito boletins de ocorrência por furto qualificado mediante fraude, com duas autuações em flagrante.
A operação foi realizada pela Delegacia Regional de Aquidauana, em conjunto com o Núcleo Regional de Criminalística, e 1ª Delegacia de Polícia de Aquidauana, DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) e 1ª Delegacia de Polícia de Jardim, além do apoio técnico e operacional da concessionária Energisa.
Os imóveis vistoriados foram mapeados pela distribuidora de energia com base em dados de consumo suspeitos. A Energisa alertou que os “gatos” representam risco, podendo causar incêndios, explosões e são a segunda maior causa de mortes no país relacionadas à energia elétrica.
Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), estima-se que as perdas por furtos de energia no Brasil ultrapassam 31,5 mil gigawatts — volume capaz de sustentar boa parte dos imóveis de Mato Grosso do Sul. As investigações continuam para identificar outros imóveis envolvidos em irregularidades no município.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***