Durante a continuidade da operação conjunta deflagrada em 5 de julho, que resultou na apreensão de cerca de três toneladas de mercadorias contrabandeadas em Corumbá, novos desdobramentos revelaram outras irregularidades.
Em ação realizada nesta segunda-feira (7), equipes da Receita Federal, em coordenação com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), identificaram o transporte clandestino de animais durante uma verificação complementar.
Segundo o Diário Corumbaense, na abordagem de um dos ônibus interceptado, foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados. Os espécimes estavam escondidos entre sacas de produtos com interesse fitossanitário.
O material foi imediatamente incinerado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), conforme os protocolos sanitários vigentes, com o objetivo de prevenir riscos à saúde pública e ao patrimônio sanitário nacional.
A operação vem combatendo o contrabando de mercadorias, tráfico de drogas e o transporte irregular de passageiros na região de fronteira. A inclusão do transporte ilegal de animais empalhados aponta para um esquema de alta complexidade e acentua os riscos sanitários envolvidos.
Outras apreensões desses itens já foram realizadas pela Receita Federal. Em 2024, foram cerca de 400 fetos de lhama empalhados. Eles são raros e, na cultura boliviana, são considerados oferendas para a deusa andina Pachamama, com a crença de que trazem proteção, saúde e boa sorte.
A operação conta com a atuação integrada da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Mapa, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e ANTT. Os órgãos reforçam a importância da fiscalização rigorosa e as investigações seguem em andamento.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***