Pular para o conteúdo
Polícia

Defesa de mulher que matou o próprio filho a facadas no Centro-Oeste pede anulação da condenação

O crime completou um ano na última segunda-feira (21)
Layane Costa -
Tribunal do Júri de Campo Grande. (Foto: Nathalia Alcântara, Arquivo, Midiamax)

Após ser condenada a mais de 16 anos de prisão pela morte do próprio filho, a defesa de Rosely Henrique recorreu pela sentença decretada em maio, na 2ª Vara do Tribunal do , em . O crime completou um ano na última segunda-feira (21).

No dia 21 de julho do ano passado, Rosely discutia com o marido, que era padrasto da vítima, quando ela passou a brigar com o esposo, com isso Kauã Henrique Rodrigues, teria entrado na discussão. Na intenção de impedir que o padrasto fosse esfaqueado, acabou sendo atingido na região do abdômen.

Após ser atingido e ter as vísceras expostas, a vítima ainda teria corrido e gritado: “Mãe, por que você fez isso?”

Já, no dia 7 de maio, o Conselho de Sentença, por maioria dos votos, condenou Rosely por homicídio, com as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima a 16 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado.

Anulação do júri

Recentemente, a Defensoria Pública, que representa Rosely, apresentou razões de apelação para recorrer com a sentença condenatória. Assim, a defesa deseja que o júri ocorrido em maio seja anulado.

“Deseja que seja anulada a decisão dos jurados por ser contrária à prova dos autos; seja declarada a nulidade da sentença; seja aplicada a compensação referente à agravante e atenuante reconhecidos ou, ainda, seja elevado o patamar de redução de pena pela atenuante da confissão.”

A defesa destacou durante o pedido que Rosely estava ‘fora de si’ no momento em que acabou matando o próprio filho. Isso porque, há provas periciais nos autos certificando que, à época dos fatos, a autodeterminação dela encontrava-se diminuída.

Diante da apelação, o MPMS (Ministério Público de ) se manifestou contra ao recurso. “Posto isso, requer esta Procuradoria de Justiça o DESPROVIMENTO do recurso interposto”.

Por fim, agora falta somente o voto do relator para decidir se Rosely Henrique será pronunciada ou não.

Caso aconteceu no Centro-Oeste. (Foto: Nathalia Alcântara, Arquivo, Jornal Midiamax)

Kauã abandonado aos 2 anos

Na época do crime, bastante abalada, a avó do rapaz, Angelita de Araújo, de 65 anos, falou com o Jornal Midiamax.

Angelita contou que sempre cuidou de Kauã, desde que ele tinha 2 anos, e que a mãe abandonou os três netos com ela. Angelita é avó paterna e morava com os netos e o pai dos rapazes. “Estou bastante mal, eu cuidava dele desde pequeno”, disse a mulher.

Ainda de acordo com Angelita, mesmo sendo abandonados pela mãe, os netos gostavam dela. “Ela vinha aqui na frente de casa para chamar ele, mas eu não deixava ela entrar”, disse Angelita.

Mulher já esfaqueou marido antes

Em dezembro de 2023, a mulher já havia sido presa quando corria pelas rua do bairro Los Angeles, depois de esfaquear várias vezes o marido de 51 anos. Na época em que acabou presa, ela estava descontrolada e com falas desconexas.

A vítima estava caída na residência suja de sangue pelo corpo todo e o chão também estava ensanguentado. Dessa forma, os bombeiros fizeram o socorro do homem para a Santa Casa, e o estado de saúde era grave. Ele acabou esfaqueado diversas vezes no tórax e nos braços.

Outra tentativa

O irmão de Kauã, Robert Henrique, de 18 anos, contou na época do crime que a relação com a mãe apresentava problemas. “Ela (mãe) já tinha tentado esfaquear Kauã quando era mais novo”, relatou.

Quando soube que Kauã estava esfaqueado, Robert se deslocou até a casa da mãe. No local, a mulher teria dito a ele que ambos seriam ‘um peso’ na vida dela. De acordo com Robert, a mãe sempre ‘puxava’ faca para os filhos. Ele contou que Kauã era trabalhador e um bom menino.

Robert Henrique (Foto: Nathalia Alcântara, Arquivo, Midiamax)

‘Mãe, por que você fez isso?’

De acordo com informações da polícia, a mulher estava alterada e com comportamento agressivo. Kauã foi socorrido com vísceras expostas e encaminhado para a Santa Casa, mas não resistiu e morreu.

Conforme o relato de testemunhas, a mulher estava discutindo com o marido, padrasto da vítima. Os dois homens estariam bebendo no local. Em seguida, a autora começou a brigar com o esposo e o jovem entrou na discussão para impedir que o padrasto fosse esfaqueado.

O esposo foi embora e, então, mãe e filho ficaram discutindo. Foi quando a mulher usou uma faca de cozinha para atingir o adolescente na região do abdômen. “Mãe, por que você fez isso?”, teria dito o garoto, que correu e depois de alguns metros caiu no chão.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bobbie Goods é coisa de criança? Em MS, adultos também aderem à ‘febre’ dos livros de colorir

Ex-prefeitos são denunciados por irregularidades em obra de concha acústica que ruiu em Coxim

moraes

‘Juiz fake’: jornalista português detido no Brasil provoca Moraes e STF em documentário

mortes

Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas, aponta Palestina

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Últimas Notícias

Polícia

Não só instalações, mas furtos de placas solares também crescem em Mato Grosso do Sul

Após aderir aos equipamentos, é necessário também investir em segurança

Esportes

Saiba onde assistir: João Fonseca estreia em Toronto

Jovem atleta enfrenta adversário, ainda não definido, neste domingo

Cotidiano

VÍDEO: Peixes mortos em lago de Ribas do Rio Pardo assustam ribeirinhos e prefeitura se reúne com Imasul

As macrófitas começaram a se espalhar pelo Lago do Mimoso em fevereiro de 2025

MidiaMAIS

Comemorando 40 anos, UBE-MS abre inscrições para 37ª Noite da Poesia em Campo Grande

Evento será realizado no dia 24 de outubro, na Estação Teatro do Mundo