Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros que menos registrou homicídios contra mulheres no ano de 2023, conforme dados do Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada), em parceria com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
Os dados correspondem ao Censo de 2023 e foram divulgados nesta segunda-feira (12). Além de Mato Grosso do Sul, que apresentou redução de 32%, outros dois estados entraram no ranking. São eles: Acre, com 25,5%, e Rondônia, com 18,1% de queda.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Por outro lado, a taxa cresceu em dez estados brasileiros, sendo que os maiores crescimentos foram registrados no Rio de Janeiro, com 28,6%, Pernambuco, com 26,7% e o estado do Distrito Federal, com aumento de 22,7%.
O caso que chamou a atenção em Mato Grosso do Sul há mais de 1 ano é o da morte da manicure Luana Azevedo da Silva no bairro Estrela do Sul, em Campo Grande. A manicure tinha 39 anos quando foi assassinada no dia 3 de março de 2024 e ao que tudo indica, por engano.
Luana estava na varanda de sua casa quando foi atingida por um tiro na cabeça durante o assassinato de Wanderson Mateus Vieira de Araújo. Em março, quando se completaram 12 meses do crime, nenhum suspeito havia sido identificado.

O caso foi ‘baixado’ no Tribunal de Justiça e, em março, ainda seguia sob investigação na Polícia Civil, que tem pedido mais tempo para conclusão. A DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa) limitou-se a dizer que as investigações seguem em andamento, porém em sigilo.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.