Com cerca de 3,5 mil habitantes e último homicídio em 2017, Figueirão inaugura delegacia
Apesar da baixa criminalidade, cidade pacata tenta barrar crime grave: estupro de vulnerável
Mirian Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com 21 anos de emancipação, o município de Figueirão, ao norte do Estado, cerca de 244 km de Campo Grande, vai receber o primeiro prédio da Delegacia de Polícia Civil na cidade.
Considerada a menos populosa de MS, com 3,5 mil, Figueirão tem baixa criminalidade e os números, segundo o delegado responsável, André Stafusa, estão reduzindo ainda mais.
Para se ter uma ideia, o último homicídio ocorrido na cidade ocorreu em 2017. Em 2023 houve um roubo a residência.
Já no ano passado, a polícia registrou cerca de 10 furtos. Mas, um crime ainda a ser contido, de natureza grave contra a vida, é o estupro de vulnerável.
“Bem tranquila. O que tem de mais grave são estupros de vulneráveis. Sempre no ceio familiar”, explicou o delegado ao Jornal Midiamax.
Em 2024 foram dois casos. Enquanto em 2023 a Polícia Civil registrou 4 e, em 2022, 6 casos. “Estamos baixando as estatísticas”.
Atualmente, os trabalhos da polícia na cidade funcionam em uma casa alugada, onde registram os boletins de ocorrências.
“As ocorrências que não envolvam o transporte de presos e no horário de expediente são feitas aqui. As demais prosseguem para a delegacia de Camapuã”, explicou Stafusa.
Assim, a nova unidade é o primeiro prédio da delegacia, porém não é próprio. “Para ficar bom mesmo, vamos precisar de outro prédio, já que também não tem cela”, disse contando ainda que não vamos receber presos até a adequação do espaço.
Inauguração
A inauguração acontece na próxima sexta-feira (10) às 10h. O prédio, fica na Avenida Moisés Araújo Galvão, 516, no Centro.
Estarão presentes o governador interino Barbosinha, Secretário de Segurança Antonio Carlos Videira, Prefeitos Weliton Guimarães e Cleverson Alves.
Ao portal MS Todo Dia, o prefeito da cidade, Juvenal Consolaro, disse que a delegacia é mais do que uma obra física; é um símbolo de progresso para Figueirão.
“Essa delegacia é uma conquista para todos os figueirãoenses. Trabalhamos arduamente junto ao governo estadual para demonstrar a necessidade desse investimento e buscar a construção do prédio próprio do estado. Agora, nossos policiais e cidadãos terão um espaço digno para a resolução de questões judiciais e de segurança”, destacou o prefeito.
Figueirão
O município tem 4.880,736 km² de área territorial. A cidade foi desmembrada parcialmente das áreas dos municípios de Camapuã e Costa Rica.
O nome foi devido a uma figueira situada no “Vau da Jesuína” ou “Vau da Figueira” à margem direita do Córrego Figueirão, praticamente extinto pelo assoreamento mortal.
Notícias mais lidas agora
- Amigos e familiares procuram por LaBrysa, rapper de MS que desapareceu em Cuiabá
- Em surto e ensanguentado, homem invade apartamento, afirma ter matado pessoas e é contido pela PM
- Mãe é proibida de manter contato com bebê de 6 meses após ameaçar cortá-lo em pedaços
- Entregador que só trabalha vestido de Homem-Aranha revela ter largado carreira no Direito: ‘não gostava’
Últimas Notícias
MPMS decide mandar inquérito sobre compra de ambulância em Selvíria para MPF
Veículo foi comprado pela Prefeitura de Selvíria com verbas federais
Cotada para o BBB 25, Daniele Hypolito pede exoneração de cargo no RJ
Rumores de que Daniele e Diego Hypolito participarão de BBB 25 circulam na internet
Cidades de MS lideram rankings de maior temperatura e umidade mais baixa do país
Além disso, as cidades lideram o ranking de menores valores de umidade relativa do ar. Amambai, com apenas 14% e, Porto Murtinho, com 19%
Vereadores de Jaraguari elegem mesa diretora e PSD fica no comando da Casa
Nova composição da Câmara conta com a única mulher eleita para a legislatura
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.