Mato Grosso do Sul acabou encabeçando a lista de estado com índice alto de homicídios de jovens, com idades entre 15 e 29 anos, em 2023, segundo o Atlas da Violência divulgado neste ano. Mato Grosso do Sul registrou taxa de 17,1% de mortes de jovens entre 15 e 29 anos.
O Estado ficou em segundo lugar, vindo atrás do Amapá, que teve um registro de 49,1%. Logo em seguida vêm os estados do Rio de Janeiro com 9,9%, Tocantins com 8,4%, Santa Catarina com 7,5% e Paraíba com 5,7%.
Em 2023, 34% das mortes de jovens no país foram por homicídios, o que segundo o Atlas da Violência seria o equivalente a 60 jovens assassinados por dia no país. No período entre 2013 e 2023, os homens foram as principais vítimas de homicídio entre jovens, correspondendo a 94% das vítimas.
Na madrugada desta segunda-feira (12), Antônio Ricardo Silva de Jesus Honório, de 20 anos, foi executado com aproximadamente 12 tiros em frente de casa, no bairro Tiradentes, em Campo Grande. Ele tinha mais de 20 passagens pela polícia.
Passagens pela polícia
Conforme apurado, Antônio tinha passagens por associação criminosa, roubo e dano qualificado. O crime ocorreu na Rua da Flauta pouco depois da meia-noite, quando o rapaz estava em frente de casa.
Vizinhos chegaram a socorrer a vítima, que de acordo com testemunhas foi atingida por 12 tiros. O rapaz foi encaminhado para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tiradentes, mas chegou sem vida ao local.
A polícia foi até o local e encontrou três projéteis deflagrados, não localizando o restante que as testemunhas afirmaram ter atingido Antônio. Não há informações sobre os possíveis autores e nem motivação para o crime.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.