Pular para o conteúdo
Polícia

Arma que matou mãe tinha registro federal de uso exclusivo para defesa do lar

Imagens das câmeras de segurança não demonstram perigo justificável para armamento estar ao alcance da criança
Vinicios Araujo -
Arma de fogo. (Foto: Imagem criada por IA do Chat GPT)

O homem, de 56 anos, que aparece no vídeo ao lado da mulher de 27 anos, morta por tiro acidental disparado pelo próprio filho, de 2 anos, não é CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador) e possuía apenas o registro federal da arma, segundo informou a delegada responsável pelo caso. Ele é marido da vítima e pai da criança. 

O documento é emitido pela Polícia Federal e voltado para quem deseja ter uma arma legalizada para defesa da residência ou do local de trabalho, sem a necessidade de praticar tiro esportivo ou frequentar clubes.

O processo é considerado mais rápido e barato. Em alguns estados, a autorização sai em menos de 30 dias, sem exigência de filiação a clubes nem realização de treinos periódicos, diferentemente do exigido para se tornar um CAC, cujo processo é mais burocrático, caro e emitido pelo Exército. 

Além disso, quem tem apenas o registro federal pode deixar a arma carregada dentro de casa, 24 horas por dia, pronta para defesa, situação proibida no caso das armas cadastradas no Exército.

Mas há restrições. Segundo o Bruno Melo, o cidadão não pode transportar a arma, salvo com autorização específica para treinamento em clube de tiro ou exercício profissional que exija o transporte do armamento. Também não pode adquirir armas de uso restrito, nem fazer recarga de munições. Além disso, o limite anual é de apenas 50 munições, considerado baixo por quem pratica tiro com frequência.

Dados da PF

Até junho de 2025, a Polícia Federal em Mato Grosso do Sul contabiliza 909 requerimentos de regularização de arma, sendo os mais frequentes os de aquisição (367) e registro (342). 

Do total, 91,75% dos solicitantes são homens e apenas 8,25% são mulheres.

O índice de deferimento é alto: 782 dos processos foram aprovados, enquanto 127 foram indeferidos.

O Estado viveu um pico na busca por registros de armas de fogo em 2021, quando a Polícia Federal contabilizou 8.979 solicitações. Naquele ano, os principais pedidos foram para aquisição (3.997) e registro de arma de fogo (3.768).

A partir de 2022, os números começaram a cair: foram 6.030 requerimentos, uma redução de cerca de 33% em relação ao ano anterior. Já em 2023, o recuo se manteve, com 2.708 registros; e, em 2024, o total de dados somou 2.358 solicitações.

O cenário em 2025 segue com 909 registros até junho, número bem inferior ao observado nos anos anteriores. Na comparação com 2021, o volume de pedidos caiu mais de 80%.

O recorte por também segue praticamente inalterado ao longo dos anos: os homens dominam os pedidos de registros de armas, representando sempre acima de 90% dos requerentes, enquanto as mulheres não chegam a 10%.

O caso

A arma apreendida na casa da família, em , cidade distante 204 km de , é uma pistola Glock modelo 45, calibre 9×19 mm. A polícia ainda encontrou na residência um carregador, quatro munições intactas da marca CBC e quinze munições da marca S&B, sendo quatorze intactas e uma deflagrada.

Imagens das câmeras de segurança registraram o momento. O casal estava sentado na área da casa, enquanto a criança caminhava ao redor. A arma estava sobre a mesa de centro. O menino pega a pistola, sem que os pais reajam à situação. Em determinado momento, ele dispara contra a mãe, que levanta, olha o ferimento, mas cai em seguida. O menino corre para abraçá-la, enquanto o marido busca socorrê-la.

O chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu. Ela foi atingida no braço e a bala transfixou o tórax.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued