Apreensões de drogas crescem 30% em 2024 e consolidam MS como rota do tráfico
Maconha foi a droga mais apreendida em todo Mato Grosso do Sul
Layane Costa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Superação: essa palavra define as apreensões de drogas realizadas em 2024 pelas forças de segurança que atuam em Mato Grosso do Sul. Isso porque, o ano já superou em 30% as apreensões de 2023, no Estado.
Contudo, esse aumento expressivo é resultado do trabalho em conjunto das forças de segurança sul-mato-grossenses. O Jornal Midiamax conversou com o delegado titular da Denar (Delegacia Especializada na Repressão ao Narcotráfico), Hoffman D’Ávilla Cândido e Sousa, que destacou o trabalho realizado para alcançar as apreensões obtidas.
“Foi um aumento expressivo em razão da integração entre as polícias, do investimento em inteligência e dos trabalhos em campo”, destacou.
O delegado destacou as três linhas de frente em que a Denar atua: prevenção, repressão e incineração dos entorpecentes apreendidos.
Aumento expressivo de 30%
O Jornal Midiamax teve acesso aos dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que revelam que, de janeiro a novembro, o total de entorpecentes apreendidos no Estado chegou a 525.163,6 quilos. Em um comparativo com o ano de 2023, o aumento representa 30%, visto que no ano anterior foram apreendidos 403.540,8 quilos.
As apreensões ocorreram através das inúmeras operações deflagradas e das abordagens diárias. Porém, o maior volume de apreensões ocorreu no interior, com 471.060,6 quilos, contra 54.103,0 quilos em Campo Grande.
Maconha: a droga mais apreendida em MS
A maconha se tornou o entorpecente mais apreendido em Mato Grosso do Sul. “A maconha vem superando as apreensões de cocaína”, disse Hoffman.
Na Capital, entre janeiro e novembro, foram apreendidos 47.828,4 quilos, já no Estado foram 499.755,4 quilos da droga. Contudo, mesmo com o transporte sendo mais trabalhoso para os criminosos, eles utilizam algumas táticas para tentar despistar os policiais.
“A maconha é volumosa, tem odor, muito embora alguns criminosos tentam disfarçar a fiscalização passando café, para tentar temperar o odor. Sendo mais difícil o transporte devido ao volume e o cheiro”, pontou.
Tráfico ‘formiguinha’
As apreensões de drogas em todo o Mato Grosso do Sul também resultaram no fechamento de bocas de fumos, e em Campo Grande, a Denar atua com outras forças policiais no combate ao tráfico doméstico, conhecido como o tráfico ‘formiguinha’.
A Denar tem como foco barrar o tráfico ‘formiguinha’, ou seja, a droga que circula nos bairros em bocas de fumo.
“O tráfico doméstico nos preocupa porque a população daquele bairro onde está aquela boca de fumo sofre com aqueles indivíduos, porque não tem sossego, gera furto, roubo e homicídio. Então, quando você tira de circulação e fecha uma boca de fumo, o alívio para aquela população é imensurável”, destacou.
Quatro bairros de Campo Grande concentram depósitos de drogas
Neste ano, o Jornal Midiamax realizou uma série de reportagens sobre a Rota do tráfico em MS. A droga, quando chega a Campo Grande, fica em entrepostos – locais que armazenam até que sejam encaminhadas ao destino. Com isso, esses locais normalmente são galpões e residências nas regiões mais afastadas do Centro.
Os bairros afastados que servem de entrepostos são Moreninhas, Nova Lima, Nova Campo Grande e Noroeste, assim formando os quatro cantos da Capital.
Maior apreensão de maconha pelo Batalhão de Choque no bairro Itamaracá
Em novembro, o Batalhão de Choque realizou a maior apreensão de maconha da unidade em 2024.
Os entorpecentes foram apreendidos em um depósito que funcionava como entreposto, equipes do Choque apreenderam aproximadamente cinco toneladas de maconha no Jardim Itamaracá, em Campo Grande.
Operação ‘Nova Aliança 43’ entre Brasil e Paraguai
Em abril, a operação ‘Nova Aliança 43,’ desenvolvida nas florestas do Departamento de Amambay, retirou de circulação um plantio com mais de 700 toneladas de maconha, além de 39.810 quilos da droga pronta para o consumo.
Na época, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) apontou que o montante de drogas eliminadas ainda em fase de cultivo representava um prejuízo de aproximadamente 20 milhões de dólares ao crime.
Operação Rottweiler: Tráfico por estradas de fazendas em MS
O Mato Grosso do Sul faz divisa com cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Dessa forma, na rota do tráfico, é a melhor posição geográfica para escoar entorpecentes Brasil afora.
No início de dezembro, pai e filho foram presos em Dourados usando as estradas de fazendas para o transporte de cocaína e maconha em caminhões e caminhonetes.
Antes de chegar a São Paulo, as cargas milionárias faziam uma espécie de ‘rota sertaneja’, uma vez que percorriam apenas estradas de fazendas.
Informações apontam que o grupo está ligado a outras apreensões anteriores feitas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre elas uma carga de mais 200 quilos cocaína e mais de 34 toneladas de maconha. A última apreensão está estimada em cerca de duas toneladas.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Homem tenta apagar incêndio e morre ao levar descarga elétrica em Itaquiraí
- Mulher é mantida em cárcere pelo ex que não aceita fim do relacionamento e ameaça atear fogo em casa
- Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui
- Lâmina de faca fica cravada em corpo de mulher após briga em MS
Últimas Notícias
Uma Introdução às Plataformas Digitais – Como Iniciar Sua Jornada
As plataformas digitais são a espinha dorsal do mundo moderno, transformando a forma como as pessoas interagem, fazem negócios e até mesmo aprendem.
Em busca de itens básicos, mães de crianças atípicas se reúnem em Campo Grande
Prefeitura de Campo Grande alega que fornecimento está em dia
Coletor de reciclagem é ferido a tiros por motorista de carro em Ponta Porã
O homem foi atingido na nuca, no peito e em uma das pernas. Ele segue internado.
Gerente de unidade de saúde é agredida com socos e puxões de cabelos por mulher em Campo Grande
Mulher estava aos gritos proferindo xingamentos e ainda derrubou os computadores da unidade de saúde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.