Mais 100 servidores da GCM (Guarda Civil Metropolitana) receberam nesta quinta-feira (10) o certificado do 2º Curso de Agente de Apoio à Fiscalização do Meio Ambiente, além do certificado de conclusão da Instrução para Habilitação de Armamento Letal/pistola.40.
O curso foi aplicado dentro das instalações de ensino da GCM, com instrutores da Guarda Civil, IBAMA, Polícia Civil, Imasul e profissionais da área de direito ambiental.
A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Treinamento Esportivo – Carandá Bosque.
Há 15 anos na GCM, Valdinei Cordeiro, 42 anos, é um dos mais de 100 servidores que participaram do evento para receber os certificados.
“Hoje no Brasil, nós somos uma das guardas mais completas. Nós temos tutores nas diversas áreas. Desde a atuação de meio ambiente, às especializadas, direção, moto. A gente está conseguindo fechar um ciclo de excelência”, disse.
Além de Valdinei, os servidores foram homenageados por concluírem o 1º Curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) de Itapema-SC, curso de instrução operacional de alta qualidade, que capacita operadores de segurança a atuar em diversos tipos de situações de grande estresse, com técnicas avançadas de abordagem, tiro, armamento, algemamento, direção e controle situacional.
O Patamo é um curso reconhecido por sua grande dificuldade, exigindo condicionamento físico e mental de seus alunos.
A capacitação da Guarda Civil Metropolitana não fica apenas na parte técnica e educacional. Também serão entregues armamentos no modelo carabinas Taurus CTT.40, um investimento de R$ 150 mil por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
O momento é histórico, segundo o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga. Ele explicou que este é o segundo evento do ano. O primeiro foi a entrega de motocicletas e agora de armamento.
Segundo o secretário, a Guarda é armada desde 2016 e agora com mais 100 servidores habilitado e que receberam o armamento, dos 1200 GCMs, 900 são armados, o que representa 75% da corporação.
“Graças a Deus não houve nenhuma infelicidade, nenhuma má conduta, nenhuma prática infeliz de um servidor com arma de fogo, expondo a instituição e o próprio operador”, afirma.
“O servidor bem capacitado, bem equipado, pode prestar um serviço de qualidade para a população de Campo Grande”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.