Pular para o conteúdo
Polícia

Empresa conveniada ao Detran-MS raspava QR Code de placas para impedir identificação, diz polícia

Investigação apontou que empresa esfriou cerca de 500 placas em período de 1 ano e meio
Fábio Oruê, Layane Costa -
placas
Devurf apreendeu carro adulterado com placa falsa (Divulgação, Defurv)

Empresa alvo de operação da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículo) nesta terça-feira (25), a Plaesve Placas Automotivas (CNPJ 01.384.907/0001-64) alterava o QR Code das placas do Mercosul para impedir a identificação pelas autoridades.

“Eles fabricavam uma placa Mercosul visivelmente perfeita. Só que com o QR Code raspado para impossibilitar a leitura e o controle”, explica o delegado Guilherme Sarian, em coletiva nesta tarde. A investigação durou cerca de um 9 meses e identificou cerca de 500 placas frias em um período de 1 ano e meio para veículos roubados ou furtados.

O proprietário da empresa, de 22 anos, foi preso em Santa Catarina. A Polícia Civil ainda não sabe desde quando as fraudes aconteciam, mas a investigação continua, agora em sigilo. Conforme a polícia, o (Departamento Estadual de Trânsito de ) não teria conhecimento da prática da empresa.

Operação Placa Fria

A Operação Placa Fria cumpriu seis mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em Campo Grande e uma em Balneário Camboriú (SC). Houve também a apreensão de documentos e de três veículos adulterados na sede da empresa estampadora.

Além disso, os policiais ainda localizaram 300 quilos de maconha e um carro adulterado com placa falsa na casa de um dos alvos da operação. Na empresa, localizada no Monte Líbano, também funcionava uma garagem de carros.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Eles devem responder por crime de organização criminosa e adulteração de veículo automotor. O Jornal Midiamax entrou em contato em dois números disponibilizados pela empresa alvo de operação, mas até o momento não houve um retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Carros ‘bob’

Durante a coletiva, Sarian fez um alerta a quem compra os conhecidos carros ‘bob’. Mais baratos que o preços de mercado, esses veículos normalmente têm algum tipo de restrição administrativa ou judicial, ou débitos.

“Ela compra sem transferir documentalmente junto ao Detran e com isso ela não faz a vistoria do veículo e não consegue ter certeza de que o veículo ela está comprando é aquele que ela está montando e dirigindo”, diz o delegado.

Conforme Sarian, muitas vezes esses veículos são adulterados e produtos de roubo ou furto. “Às vezes a pessoa é leiga, não consegue visualmente ver que o chassi está adulterado – nem procura ver, na verdade – e compra um veículo baratinho, pagando um preço ínfimo em relação ao preço de mercado, e corre esse risco de estar comprando um veículo produto de crime”, afirma.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Enterro do papa Francisco: como serão as últimas homenagens no Vaticano

‘Minha Casa, Minha Vida’ para quem recebe até R$ 12 mil é oficializado pelo Governo

Caminhoneiro é preso transportando mais de 290 kg de cocaína na MS-162

Amigo e vizinho de Vanessa Ricarte são ouvidos em primeira audiência sobre feminicídio

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Aeroporto de Campo Grande entrou na mira do Governo do Chile na busca por visitantes (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Chile quer voos diretos de Campo Grande para atrair turistas a roteiros no país

Últimas Notícias

Cotidiano

TRT-MS promove evento sobre riscos psicossociais no trabalho em alusão ao Abril Verde

Evento contará com palestras sobre a influência do senso comum no ambiente laboral e a perspectiva dos riscos psicossociais no trabalho, com foco na nova redação da NR1.

Polícia

Homem se entrega à polícia como autor de assassinato no Porto Geral de Corumbá

O homem se apresentou a polícia e entregou a arma utilizada no assassinato

Cotidiano

Desvio de 5 km, queda de muro e casas alagadas: moradores do Chácara dos Poderes acumulam estragos

Titular da Secretaria de Obras explicou que solução passa por contenção de água no Jardim Noroeste; duas crateras abriram em uma das estradas

Cotidiano

Chuva abre cratera na BR-262 e causa apreensão nos moradores do Jardim Panorama

Reparo e manutenção foram iniciados na tarde desta sexta-feira (25) e devem ser finalizadas no sábado