Pular para o conteúdo
Polícia

Empresa conveniada ao Detran-MS raspava QR Code de placas para impedir identificação, diz polícia

Investigação apontou que empresa esfriou cerca de 500 placas em período de 1 ano e meio
Fábio Oruê, Layane Costa -
placas
Devurf apreendeu carro adulterado com placa falsa (Divulgação, Defurv)

Empresa alvo de operação da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículo) nesta terça-feira (25), a Plaesve Placas Automotivas (CNPJ 01.384.907/0001-64) alterava o QR Code das placas do Mercosul para impedir a identificação pelas autoridades.

“Eles fabricavam uma placa Mercosul visivelmente perfeita. Só que com o QR Code raspado para impossibilitar a leitura e o controle”, explica o delegado Guilherme Sarian, em coletiva nesta tarde. A investigação durou cerca de um 9 meses e identificou cerca de 500 placas frias em um período de 1 ano e meio para veículos roubados ou furtados.

O proprietário da empresa, de 22 anos, foi preso em Santa Catarina. A Polícia Civil ainda não sabe desde quando as fraudes aconteciam, mas a investigação continua, agora em sigilo. Conforme a polícia, o (Departamento Estadual de Trânsito de ) não teria conhecimento da prática da empresa.

Operação Placa Fria

A Operação Placa Fria cumpriu seis mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em Campo Grande e uma em Balneário Camboriú (SC). Houve também a apreensão de documentos e de três veículos adulterados na sede da empresa estampadora.

Além disso, os policiais ainda localizaram 300 quilos de maconha e um carro adulterado com placa falsa na casa de um dos alvos da operação. Na empresa, localizada no Monte Líbano, também funcionava uma garagem de carros.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Eles devem responder por crime de organização criminosa e adulteração de veículo automotor. O Jornal Midiamax entrou em contato em dois números disponibilizados pela empresa alvo de operação, mas até o momento não houve um retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Carros ‘bob’

Durante a coletiva, Sarian fez um alerta a quem compra os conhecidos carros ‘bob’. Mais baratos que o preços de mercado, esses veículos normalmente têm algum tipo de restrição administrativa ou judicial, ou débitos.

“Ela compra sem transferir documentalmente junto ao Detran e com isso ela não faz a vistoria do veículo e não consegue ter certeza de que o veículo ela está comprando é aquele que ela está montando e dirigindo”, diz o delegado.

Conforme Sarian, muitas vezes esses veículos são adulterados e produtos de roubo ou furto. “Às vezes a pessoa é leiga, não consegue visualmente ver que o chassi está adulterado – nem procura ver, na verdade – e compra um veículo baratinho, pagando um preço ínfimo em relação ao preço de mercado, e corre esse risco de estar comprando um veículo produto de crime”, afirma.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira