Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Envolvido na tentativa de homicídio contra agente penal em 2016 vai a júri popular

O Tribunal do Júri será em Dourados
Layane Costa -
Atentado foi filmado por câmeras de segurança (Foto: Divulgação)

Senta-se no banco dos réus na próxima quinta-feira (28), Fabiano Nere Santana, de 33 anos, conhecido como ‘Pitbull’, um dos envolvidos na tentativa de homicídio do agente penitenciário estadual em 2016, em , cidade a 359 quilômetros de Campo Grande. O Tribunal do será em .

Na época, o atentado teria sido atribuído ao PCC (Primeiro Comando da Capital), sendo que, em 2021, quatro envolvidos foram condenados. Contudo, ‘Pitbull’ passou um longo período e deve ser o último a ser julgado. Ele é apontado como o atirador.

Já foram julgados Cláudio Peralta Bernal, condenado a 18 anos e 1 mês, em regime fechado; Julio César de Souza Rocha, também a 18 anos e 1 mês em regime fechado; Edson dos Santos Bonfim, a 14 anos, 11 meses e 15 dias, em regime fechado; e Lucas Silva Pimentel, a 12 anos, 10 meses e 15 dias, em regime fechado.

Relembre o caso

Na época, o atentado foi atribuído em alusão às comemorações do ‘aniversário’ do PCC, que acontece em 1º de setembro. O fato ainda ocorreu menos de um mês após a rebelião no Presídio de Segurança Máxima daquele município. Naquela última quarta-feira de agosto, o agente seguia de motocicleta logo após deixar o filho na creche quando sofreu uma emboscada.

Quatro rapazes em outras duas motos passaram por ele atirando e dispararam cinco vezes, atingindo-o quatro vezes. A ação foi filmada por uma câmera de segurança e durou menos de 10 segundos. O policial penal foi socorrido e levado ao hospital de Dourados com ferimentos no abdômen, pernas e coluna.

Ele estava consciente, e o estado de saúde era delicado. Permaneceu internado por algum tempo e, três meses depois, fazia tratamento em Brasília (DF) por conta das sequelas. Por conta dos ferimentos, o agente ficou paraplégico.

Ato premeditado pelo PCC

As primeiras investigações indicaram que o crime teria relação com a rebelião no Presídio de Segurança Máxima de Naviraí, onde o agente trabalhava desde 2011. Áudios interceptados na época apontavam que os membros da facção combinavam o crime de diferentes cidades do interior de e até de outros estados.

Ao todo, 18 envolvidos no crime foram identificados, e ações entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal ocorreram ao longo dos meses para efetuar as prisões. Dois anos após o atentado, em 30 de agosto de 2018, o juiz determinou que os réus passassem por tribunal do júri.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Natural de MS, filho do Rei da Pornochanchada é capa da nova G Magazine

Vacinação contra Influenza acontece neste final de semana em shopping de Dourados

EUA: Avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos

Voo da Azul faz pouso de emergência no Recife após piloto passar mal

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Lula sanciona crédito consignado para CLT, incluindo motoristas de app

Últimas Notícias

Brasil

Conheça Jorge, a tartaruga brasileira que voltou ao oceano após 40 anos em cativeiro

A tartaruga natural da Bahia ficou presa por quatro décadas na Argentina

Polícia

‘Morango do golpe’: criminosos aproveitam tendência para anunciar ofertas fraudulentas na internet

Doce mais famoso das últimas semanas também é ferramenta no mundo do crime

Transparência

Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo

Concorrência eletrônica da obra de creche na Aldeia Porto Lindo ocorrerá em 4 de agosto

Política

Lula vem a Mato Grosso do Sul para discutir reforma agrária na fronteira com o Paraguai

Estão previstas possíveis agendas em Ponta Porã, Antônio João e Dourados