VÍDEO: Durante pescaria, grupo flagra bovinos mortos atolados às margens do Rio Taquari em MS

Moradores da região teriam comentado que a situação é frequente na propriedade rural

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Fala Povo)

Um grupo de 16 pescadores se deparou com uma cena chocante na manhã desta quinta-feira (5). Isso porque os amigos flagraram dezenas de bois mortos atolados às margens do Rio Taquari, em Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande. 

Os amigos estavam pescando em uma região próxima quando foram surpreendidos pelo rebanho agonizando e alguns animais mortos às margens do rio. Vídeos enviados à reportagem do Jornal Midiamax mostram um bezerro com apenas uma parte do corpo para fora, quando os pescadores tentam tirá-lo, ele mal consegue se levantar e cai novamente. 

Um empresário, de 43 anos, que presenciou o rebanho morto às margens do Rio Taquari, disse à reportagem que ficou impressionado e lamentou. “Foi uma cena bastante chocante. Tem mais que podem morrer lá, pois vimos alguns bois na parte de cima que iam descer para tomar água”.

“Olha a situação aqui do gado, descem para beber água, se atolam e acabam morrendo. Realmente a gente precisa que o poder público entre em ação para tentar saber de fato o que está acontecendo e tomar as providências”, relatou outro pescador.

Ainda conforme os relatos, moradores da região teriam comentado que a situação é frequente na propriedade. “Eles estão largados a própria sorte”, lamentou.

Conforme informou o Capitão PM Anderson Abraão Elias, da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Coxim, a equipe encontrou pelo menos 11 bovinos mortos até o momento. O Capitão esclareceu ainda que o trabalho de localização dos animais demanda bastante tempo, visto que a propriedade rural é extensa. 

Por isso, nesta sexta-feira (6), a PMA retorna ao local com uso de drones para verificar se existem outros animais mortos e atolados às margens do rio. 

O proprietário da fazenda ainda não foi identificado e a PMA investiga o caso. Se preso, o dono poderá pegar de 3 meses a um ano de detenção e multa de R$ 3 mil por cabeça de gado ou R$ 3 mil ao dia.

*Atualizada às 18h39 para acréscimo de posicionamento.

Conteúdos relacionados