O criminoso Federico Ezequiel Santoro Vassalo, braço direito de um dos narcotraficantes mais procurados da América do Sul, Sebastían Marset, e integrante do esquema criminoso desmantelado na operação ‘A Ultranza’ está a caminho dos Estados Unidos.  

Ele é acusado de conspiração para lavagem de dinheiro e foi extraditado nesta quinta-feira (11) para os Estados Unidos. 

Um avião militar enviado dos EUA destinado exclusivamente para levá-lo partiu do cais presidencial, nesta manhã, no Paraguai, fronteira com Mato Grosso do Sul. Ele saiu nesta manhã com grande equipe de segurança da base do Senad até o cais presidencial.

Federico foi preso em Minga Guazú em agosto do ano passado. Ele foi responsável pela esfera financeira do esquema criminoso e de tráfico de drogas, que foi desmantelado na megaoperação antidrogas ‘A Ultranza Py’.

No Paraguai, ele foi acusado de branqueamento de capitais e associação criminosa, mas o processo-crime foi suspenso, o que não o impede de continuar depois no país. 

O Ministério Público do Paraguai havia solicitado o critério de oportunidade para fins de extradição do uruguaio, acatando o pedido dos EUA.

Segundo o ABC Color, o processo pode ser retomado caso seja absolvido ou não cumpra pena no país norte-americano, tendo em conta que para ‘A Ultranza’ está exposto a uma pena de 5 a 22 anos de prisão.