Com cidade em situação de emergência, trio é preso ateando fogo em lavoura de São Gabriel do Oeste

Emergência foi decretada após fogo tomar conta de pastagens e áreas florestais da cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Reprodução: Veja Folha)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) prendeu três homens, de 21, 35 e 38 anos, em São Gabriel do Oeste, a 133 quilômetros de Campo Grande. A prisão aconteceu na tarde de domingo (22), após o grupo atear fogo em uma lavoura da cidade, que está em situação de emergência.

Populares flagraram o trio ateando fogo na palhada de milho. Com isso, o fogo acabou atingindo duas fazendas da região, nas margens da estrada de acesso ao distrito do Areado, próximo à área urbana de São Gabriel do Oeste.

Em seguida, moradores acabaram contendo os homens e acionaram a PMA (Polícia Militar Ambiental). Assim, os militares fizeram a prisão em flagrante.

Também esteve no local o Corpo de Bombeiros para controlar as chamas e evitar que o fogo se alastrasse, segundo publicou o site local, Veja Folha. 

Por fim, a PMA encaminhou o trio para a delegacia, onde aguarda audiência de custódia.

Situação de emergência

No fim de agosto, São Gabriel do Oeste foi tomada por incêndios florestais. Em menos de 10 dias, o fogo já havia destruído mais de 4 mil hectares, sendo o prefeito Jeferson Tomazi.

As chamas atingiram principalmente as Cordilheiras das Serras, na divisa com Rio Negro, uma área de difícil acesso. Com os incêndios, a prefeitura decretou situação de emergência no dia 4 de setembro.

Esse decreto tem duração de 180 dias. A partir disso, a prefeitura autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Gabriel do Oeste, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.

Conteúdos relacionados