Pular para o conteúdo
Polícia

Três pessoas são presas por abate e venda de carnes clandestinas em Paranaíba

Proprietários de casas de carnes e fazenda onde ocorriam os abates foram presos
Mirian Machado -
(Divulgação Decon-MS)

Três homens, de 63 anos, 60 e 47 anos foram presos em flagrante por venda de carnes suína, bovina e frango, clandestinos em

No primeiro caso, o idoso de 60 anos, dono de uma casa de carnes no Bairro Santo Antônio, confessou que alguns dos produtos eram adquiridos de frigoríficos inspecionados e tinha um “pouco” de carne sem nota fiscal.

Fiscais da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra Relações de Consumo) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) encontraram no local 946 quilos de carnes de abate clandestino. 

Parte das carnes estavam misturadas com as carnes inspecionadas, causando a “contaminação cruzada” de todo o produto dentro do freezer. Diante da constatação o homem foi preso em flagrante. 

Na mesma ação, outro idoso de 63 anos também acabou preso. Ele é dono de uma casa de carnes e padaria no mesmo bairro. Apesar do proprietário afirmar que todos os produtos são adquiridos de frigorífico inspecionado, a equipe constatou a presença de carnes bovinas, suínas, charque e frango de origem clandestina. 

(Divulgação Decon-MS)

Os produtos também estavam misturados com outros causando contaminação. Foram apreendidos 5 kg de carne de frango, 40 kg de carne de charque, 80 kg de linguiça, 28 kg de carne suína, 187 kg de carne bovina, 52 garrafas de 2 litros de sebo, 1 garrafa de dois litros de banha suína, todos sem inspeção.

Por fim, o homem, de 47 anos, foi preso ao ser flagrado em uma chácara na cidade fazendo a manipulação de carnes onde ele abatia e carneava o animal no local. Foram encontrados mais de 1,5 tonelada de produto clandestino.

Policiais e fiscais chegaram na chácara, que fica na BR-158 através de denúncias. 

Segundo os policiais, o local era totalmente insalubre, em péssimas condições de higiene, local aberto com presença de animais (cachorro, galinha, ave silvestre) transitando e se alimentando de restos e sangue do animal recém abatido que estavam caídos no chão.

Havia no local ainda alguns tambores com os com ossos e vísceras, inclusive três cabeças de vacas recém abatidas. Ao lado do local de abate e manuseio, havia uma câmara fria com várias carcaças de animais e um freezer com suíno caipira.  

Foram encontrados e apreendidos no local, três motosserras com vestígios de utilização no corte de carcaça de animal, uma marreta média com cabo comprido de metal, que seria utilizada para matar o animal com golpe na cabeça, duas talhas com correntes, um machado, duas serras com arco,  três varões com gancho (utilizado para içar a carcaça do animal), um lona plástica azul (utilizado para transporte de carnes) e um moedor de carne elétrico (motor).  

Ainda conforme o registro policial, os produtos de origem animal apreendidos no local foram 1.341,50 kg de carne bovina, 33,30 kg de carne suína, 39,40 kg de carne ovina (carneiro), 60,90 kg de sebo e 51,25 kg de banha.   

Todos os produtos de origem animal apreendidos, foram entregues ao IAGRO que providenciará o devido descarte/inutilização dos mesmos.

(Divulgação Decon-MS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher morre após ser atingida por explosão com álcool em Nova Alvorada do Sul

Moreninha IV reelege presidente do Bairro em votação com 280 eleitores neste domingo

Dourados adere ao movimento pró-Bolsonaro e manifestantes pedem “fora Moraes”

Crianças que presenciaram feminicídio devem permanecer com a tia em Corumbá

Notícias mais lidas agora

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

Festival Bonito CineSur encerra 3ª edição com premiação de vencedores

Últimas Notícias

Cotidiano

Familiares e amigos se despedem de assessor parlamentar atropelado na Av. Ernesto Geisel

O velório começou às 14h, com sepultamento às 16h no Cemitério Jardim da Paz

Política

Em MS, racha no PL marca protestos por anistia com adesivos de ‘Fora Azambuja’

Deputado federal chegou a ser barrado em trio elétrico, e após conseguir subir, criticou aliança com PSDB em 2024

Polícia

Jovem é alvo de atentado a tiros na Nhanhá, em Campo Grande

Cápsulas deflagradas foram recolhidas por moradores

Política

Bolsonaro participa de ato em Dourados pela anistia por videochamada

Ainda não se sabe quais os reflexos da participação do ex-presidente diante da proibição de uso das redes sociais