O foragido da Justiça preso em operação conjunta realizada pela Polícia Federal e Polícia Nacional nesta sexta-feira em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, era procurado há 26 anos pela Justiça do Brasil.

Douglas Kennedy Lisboa Jorge era conhecido como ‘Bigge’ e, segundo a Polícia Federal, foi um dos grandes traficantes da década de 90, especialista em internalizar no território brasileiro remessas de drogas oriundas de outros países da América Latina.

‘Bigge’ foi também alvo de duas Operações da Polícia Federal – Andorra e Estone – deflagradas, respectivamente, em 2001 e 2003. Antes disso, em 1988, foi preso por tráfico de drogas.

Na ficha do foragido consta que em 1996 ele comprou um monomotor Corisco para trazer drogas da Bolívia e Paraguai até a região de Ribeirão Preto.

A cocaína foi refinada em uma fazenda na cidade brasileira de Santa Rosa do Viterbo e distribuída por todo o estado de São Paulo. Ele acabou levado para o Presídio Público de Vila Branca, em Ribeirão Preto, mas conseguiu escapar após cavar um túnel com outros detentos.

Em 2009, ‘Bigge’ foi condenado a oito anos de prisão por tráfico de drogas. Refugiou-se no Paraguai e de lá passou a negociar o envio de remessas de drogas para São Paulo.