Seleção antecipada de pré-candidatos a vereadores do município de Aquidauana, distante 138 quilômetros, expõe possível manipulação da diretoria para a escolha de quem deve chegar ao final da corrida eleitoral nas eleições de 2024 em outubro.

Grupo de filiados ao Partido dos Trabalhadores na cidade, que preferiu não se identificar, procurou o Midiamax para apontar o descontentamento com o modo como o diretório municipal do partido tem conduzido reuniões e decisões acerca da disputa.

Segundo membros da legenda, a escolha dos candidatos no município já foi feita neste domingo (4) “a portas fechadas”, mesmo antes de passar pela convenção que irá acontecer na noite desta segunda-feira (5).

“O diretório municipal já fez escolhas a dedo por conta própria, de nomes para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Aquidauana, em uma reunião apenas com membros da diretoria, onde alguns nem moram mais na cidade e não tem conhecimento sobre nomes colocados para apreciação”, diz a declaração.

Questionado pela equipe de reportagem, o presidente do partido, Thiago Roda, negou ter feito qualquer escolha prematura. “Nossas discussões são coletivas, e as decisões são de responsabilidade social com o Povo Brasileiro, pelo fortalecimento do nosso partido e do governo do nosso Presidente Lula. O PT é formado pela classe trabalhadora em todas as suas instâncias, executivas, diretórios, setoriais, filiados, militantes e simpatizantes. Temos compromisso com a Democracia, por isso, decidimos com respeito à vontade da maioria, sempre de acordo com as suas respectivas competências”, disse em parte de nota encaminhada.

Por fim, afirmou não existir definição antes da convenção. E sim, “análise de melhor potencial político e densidade eleitoral, o que não garante vaga para ninguém”, acrescentou. “Qualquer cidadão(ã) que queira se apresentar à pré-candidatura, estando regularmente filiado, pode se apresentar para avaliação do Diretório na convenção”, disse.

Lista repassada em denúncia na denúncia, mostra possível escolha antecipada que resume de 23 para 14 o número de candidatos para disputa na casa de leis do município. Em tese, a seleção só deve ser feita em convenção, que deve ser realizada nesta segunda-feira (5).