Receita Federal encontra 315 quilos de cocaína em suco de limão congelado
Droga estava no Porto de Paranaguá e seria levada para a Espanha
Marcos Morandi –
A Receita Federal encontrou 315 quilos de cocaína nessa terça-feira (6) no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, no estado do Paraná. A droga estava escondida em 20 barris de suco de limão congelado e seria enviada para Espanha.
Agentes encontraram a cocaína após gerenciamento de riscos e análise de imagens de scanner, para detectar a presença de contaminação em cargas. Ou seja, outros produtos, segundo relatório da Receita Federal.
Só no ano de 2024, a alfândega brasileira já apreendeu mais de uma tonelada de cocaína no porto paranaense, segundo o relatório. Neste porto, o Paraguai tem espaço livre, como parte de um acordo bilateral, com redução de alguns impostos.
Em fevereiro deste ano, a Receita fez outra grande apreensão de contêineres provenientes do Porto de Paranaguá. Na ocorrência, os agentes encontraram 415 quilos de cocaína camuflados em cargas de compensado. Esses contêineres seguiriam para a Bélgica.
Com a fiscalização dessa terça-feira, a Receita Federal já apreendeu 1.150 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá, só em 2024. Essa descoberta mais recente é a décima segunda do ano, segundo a alfândega brasileira.
Ainda há indícios de que o carregamento de cocaína foi feito no Paraguai. Recentemente, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) encontrou uma grande quantidade de cocaína em fardos de açúcar.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.