Proprietários de oito imóveis em Corumbá, distante 429 quilômetros de Campo Grande, foram autuados nesta quarta-feira (7), por ‘gatos’ de energia elétrica. As irregularidades nos pontos foram constatadas durante Operação Luminar, deflagrada contra fraudes de energia na cidade.

Conforme a Polícia Civil, as investigações ‘miraram’ 30 pontos e revelaram divergências em oito registros de consumo, o que levou as equipes de policiais, peritos e técnicos da Energisa a vistoriarem padrões de energia elétrica em mais de oito imóveis.

As equipes periciaram os locais e constataram fraudes nos medidores de energia. Os responsáveis pelos imóveis foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Corumbá, onde foram submetidos aos procedimentos legais cabíveis.

O Delegado de Polícia Fillipe Araujo explica que os ‘gatos’ são enquadrados como furto ou estelionato. Ainda, segundo o delegado, as ligações clandestinas podem resultar em acidentes fatais, incêndios e explosões, além de representar a segunda maior causa de mortes no país relacionadas à energia elétrica.

As fraudes também sobrecarregam a rede elétrica, comprometendo a qualidade do serviço e aumentando a probabilidade de interrupções e oscilações no fornecimento de energia. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que o volume de fraudes no Brasil representa 31,5 mil gigawatts, suficiente para abastecer grande parte de Mato Grosso do Sul.