Após 23 anos operando em espaço improvisado, foi inaugurado o novo prédio do Posto Operacional da UMMVE (Unidade de Monitoramento Virtual Estadual de Aquidauana). O posto funcionava no Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto da cidade, desde 2021.

Conforme o diretor do UMMVE, Maycon Roslen de Melo, a demanda crescente de monitoramento em Mato Grosso do Sul exigiu uma estrutura física mais ampla e adequada.

Durante a solenidade de inauguração, na última quinta-feira (8), o dirigente destacou que o Posto acompanha diretamente a monitoração em 23 cidades, sendo o maior do interior do Estado. Contudo, presta suporte também a oito unidades prisionais na instalação de equipamentos. O serviço é uma extensão da central em Campo Grande, abrangendo as cidades de Miranda, Bodoquena e Anastácio.

(Divulgação, Agepen)

Agora, a nova base conta com instalações maiores e modernas, contribuindo para o trabalho dos cinco policias penais que realizam o acompanhamento de monitorados com tornozeleiras eletrônicas e das vítimas que utilizam o botão do pânico.

A nova sede do Posto ao lado do EPA (Estabelecimento Penal de Aquidauana), anteriormente utilizada pela PM (Polícia Militar) para a guarda externa do presídio. Após a saída da PM em janeiro deste ano, o presídio de regime fechado utilizou o espaço e depois cedeu ao Posto de Monitoramento.

O prédio passou por uma pequena reforma, que utilizou de mão de obra prisional, além de R$ 4 mil em recursos próprios.

Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.