Delegação da polícia fiscal cumpriu mandados de buscas e apreensão no escritório da Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal) e da Colcat (Combate ao Roubo e Controle do Tráfico de Gado). Ação foi realizada na sexta-feira (27), em Yby Yaú.
A operação realizada no Departamento de Concepción faz parte das investigações que apuram o roubo de 51 cabeças de gado da fazenda Juruka, já recuperadas, da propriedade do prefeito de Pedro Juan Caballero, Ronald Acevedo.
Durante o procedimento das autoridades paraguaias foram coletados diversos documentos que serão analisados para chegar aos autores, que até o momento permanecem foragidos.
O que chama a atenção no caso é que os postos de controle das instalações do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (Senacsa) e da Comissão de Combate ao Roubo e Controle do Tráfico de Gado (Colcat) estão localizados a 35 km do estabelecimento pecuário.
De acordo com o comissário Hugo Grance, chefe do Departamento de Investigações, os documentos apreendidos nas rusgas vão ajudar a identificar quem é o dono do camião utilizado para roubar os animais.
No domingo passado agentes da Polícia Nacional prenderam Hugo Cabañas Quiñonez, 31 anos, capataz do estabelecimento pecuário San Gabriel. Ele é um dos envolvidos no esquema de furto dos animais de propriedade do prefeito da cidade fronteiriça.