Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia encontrou pelo menos 8 irregularidades em clínica de estética mantida por farmacêutica no Santa Fé

Local não teria autorização para realização de cirurgias e mantinha equipamentos com higiene precária
Mirian Machado -
(Nathalia Alcântara, Midiamax)

A Polícia Civil acionada até a clínica de estética na Rua Piratininga, no bairro Santa Fé, em , após a proprietária barrar agentes da vigilância sanitária, encontrou cerca de oito irregularidades, no local, mantido pela farmacêutica.

Conforme o registro e do Código Sanitário Municipal, como os artigos 39, 41, 44, 54, 56, 107, 108, 109, 126, 139 e 140, inc. VIII, XI, XVIII e XXXVII, da Lei Complementar Municipal nº 148, de 23 de dezembro de 2009; art. 12 da Lei 6360 de 23/09/1976; artigos 11, 15, 21, 41, 44, 46, 57, 65, 66, 76, 83 e 96 da RDC nº15 de 15/03/2012 e os artigos 10, 14, 16, 17, 36, 54 da RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011.

Dentre as irregularidades, estão: obstou, retardou, dificultou e/ou criou embaraços à ação fiscalizadora da autoridade sanitária competente, no exercício de suas funções. Presença de medicamento sem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) -toxina botulínica importada. 

Presença de grande quantidade de substância preenchedora permanente (polimetilmetacrilato – PMMA) de uso restrito ao profissional médico. Presença de irregularidades no processo de lavagem dos instrumentais e produtos reprocessáveis (não foi identificado onde são lavados, ausência de detergente hospitalar, ausência de escovas específicas para lavagem e tecidos para secagem.

Presença de instrumentais nas bancadas das salas de procedimentos sem o invólucro estéril. Presença da autoclave do local sobre o tanque do depósito de material de limpeza (próximo à cuba do tanque onde são lavados os panos de chão)

Encontrava-se armazenado insumos médicos e medicamentos para uso em soroterapia endovenosa sem comprovar habilitação profissional (autorização expedida pelo conselho de classe) para executar o referido procedimento e sem arquivar as prescrições médicas para realização dos medicamentos endovenosos administrados no estabelecimento.

Por fim, o local ainda estava em desorganização geral e ausência de cumprimento de requisitos de Boas Práticas na prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde.

Foram apreendidos no local um notebook, o frasco já em uso da Toxina Botulínica, assim como papeis com informações de valores para pagamentos e acertos.

O advogado e a secretária da clínica também estiveram presentes.

Flagrante

Segundo a polícia, a responsável pelo estabelecimento, é uma mulher que atendia no local há cerca de 4 meses. A polícia investiga se ela, que é farmacêutica, realizava os procedimentos há mais tempo. Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, ela já teria tido problemas com a vigilância sanitária em ocasiões anteriores.

Na internet, a clínica anunciava lipoaspiração “sem corte”. O estabelecimento não tinha nenhuma placa ou letreiro externo informando a presença de uma clínica no endereço. Além disso, também não possui autorização para a realização de cirurgias.

Ao entrarem na clínica, os policiais conversaram com a responsável, que informou aos agentes que quem realiza as operações, é um médico parceiro, registrado em . Contudo, apesar do registro no estado paulista, o médico não tem autorização para realizar procedimentos em Mato Grosso do Sul.

Conforme o delegado, Reginaldo Salomão, a equipe policial apreendeu notebooks e eletrônicos, para investigar se a farmacêutica também realizou operações no local. O material apreendido estava na sala do médico. No entanto, os policiais não o encontraram.

Além dos eletrônicos, a equipe policial apreendeu materiais vencidos – armazenados sem higiene adequada – e ácido estrangeiro. A clínica também não possui equipamentos obrigatórios para socorro.

Os policiais multaram a farmacêutica, que poderá ser presa caso seja comprovado que ela realizou atendimentos na clínica. Nesse sentido, o médico também será multado e sofrerá penalidades do Conselho de Medicina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Coveiro acusado de vender túmulo em cemitério público ‘some’ sem devolver dinheiro

Padrasto confessa ter colocado chumbinho em bolinho que matou jovem de 19 anos

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Últimas Notícias

Sem Categoria

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

Raissa vestia um casaco de cor vermelha, blusa de cor rosa, calça jeans e estava de chinelo quando desapareceu no domingo (20)

Cotidiano

Procon Municipal encontra variação de 233% em serviços de barbearias em Campo Grande

Pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (21)

Famosos

Velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

A artista faleceu nos EUA, neste domingo (20), em meio ao tratamento contra um câncer colorretal

Emprego e Concurso

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

O curso acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto e os participantes receberão um certificado de 20 horas