Polícia de MS cria núcleo para estabelecer destinação de bens apreendidos com o crime organizado

Núcleo vai atender a uma demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como da Sejusp/MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul criou o Nurat (Núcleo de Recuperação de Ativos) que visa recuperar bens e descapitalizar crime organizado. A criação foi informada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7).

O delegado geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, designou o delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza para responder pelo Nurat.

O Núcleo vem para atribuir melhor destinação de bens apreendidos e sob a custódia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.  

A Portaria Normativa Nº 221/2024/DGPC/MS pode ser acessada a partir da p. 46, em sua íntegra, clicando aqui.

Segundo informou Lupérsio, o Núcleo vai atender a uma demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como da Sejusp/MS, para gerenciar e dar a devida destinação aos bens apreendidos em poder dos criminosos, trazendo maior eficiência e efetividade nas investigações da Polícia Civil, visando principalmente a descapitalização do crime organizado.

Nurat

A criação do Núcleo vai ao encontro da adesão da PCMS à Recupera (Rede Nacional de Recuperação de Ativos), que é uma instância de articulação institucional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem por finalidade a identificação, localização, apreensão, administração e destinação de ativos relacionados à prática de infração penal, estabelecendo um ambiente favorável e seguro para o compartilhamento de experiências, metodologias de trabalho, boas práticas, capacitação integrada, dentre outras possibilidades de fortalecimento das unidades de Recuperação de Ativos das Polícias Civis e Federal.