Polícia Civil de MS cumpre mandados contra quadrilha que operava ‘golpe do falso frete’
Ação faz parte da segunda fase da Operação Falsus, desencadeada pela Polícia Civil de São Paulo
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em ação conjunta com outros estados, cumpriu mandados de busca e apreensão e mandados de prisão contra uma quadrilha especializada no “golpe do falso frete” e em lavagem de dinheiro.
A operação mobilizou cerca de 150 policiais e abrangeu diversas cidades, incluindo Chapadão do Sul e Campo Grande. Neste, um casal foi preso na manhã de terça-feira (26), de forma preventiva, no bairro Universitário, região sul da cidade.
A maior parte dos mandados foram cumpridos, porém, no Estado de São Paulo, onde se originou a investigação, nas cidades de Ipaussu, Itapeva, Santa Cruz do Rio Pardo, Taquarituba, Itaberá, Farturae Assis. Além disso, pessoas residentes nos municípios do Paraná também estão envolvidas, como em Londrina.
A operação faz parte da segunda fase da Operação Falsus, que visa desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes no transporte de cargas, especialmente de grãos, e pela lavagem do dinheiro obtido com os crimes.
Entre os investigados estão duas advogadas suspeitas de colaborar com a organização criminosa, facilitando a lavagem de dinheiro. As investigações apontam que a quadrilha se utilizava de uma plataforma on-line de frete para cadastrar motoristas e caminhões, simulando o roubo das mercadorias durante o transporte. Após o falso roubo, apresentavam boletins de ocorrência falsificados e desviavam as cargas para empresas receptadoras.
As investigações tiveram início em junho de 2023, quando uma carga de soja foi desviada de sua rota, gerando um prejuízo estimado em R$ 10 milhões. A quadrilha contava com a participação de pelo menos 10 motoristas, que usavam os veículos dos líderes do esquema criminoso.
Além dos mandados de prisão e apreensão, quatro empresas de grãos localizadas em São Paulo também são alvos de busca e apreensão por envolvimento em receptação das cargas furtadas. Ao todo, 19 pessoas foram identificadas, e os envolvidos respondem por furto qualificado, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos e organização criminosa.
Essa é a segunda fase da Operação Falsus. A primeira foi desencadeada em março deste ano e resultou na condenação de seis pessoas em primeira instância pela Justiça paulista. As diligências seguem em andamento. (Com informações da SSP/SP)
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Fotógrafo é suspeito de abusar sexualmente de estudante durante ensaio em Campo Grande
- ‘Não é qualquer pedido de desculpas que será aceito’, diz Tereza Cristina sobre Carrefour
- MS bate recorde de exportações de carne bovina em meio à crise do Carrefour
- Motorista sofre mal súbito, bate caminhão e deixa poste ‘levitando’ na Avenida Ceará
Últimas Notícias
Suspeita de esquema milionário com cartão Taurus é alvo de investigação da Dracco em MS
Escândalo do cartão em Nova Alvorada do Sul está nas mãos do MPMS há mais de um ano
VÍDEO: Envolvido na tentativa de homicídio contra agente penal em 2016 vai a júri popular
O Tribunal do Júri será em Dourados
Justiça nega pedido de transferência de ‘Jamilzinho’ para Mato Grosso do Sul
Recentemente, Name foi condenado a 15 anos de prisão pelo assassinato de Marcel Colombo, conhecido como Playboy da Mansão, em Campo Grande
Andressa Urach se envolve em briga com Juju Ferrari e leva pontos no rosto
Andressa Urach foi agredida com uma taça e precisou levar quatro pontos no rosto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.