Equipe da Polícia Civil de Itaporã deflagrou nesta terça-feira (11) uma operação para combater o furto de energia em Itaporã, a 225 quilômetros de Campo Grande. Também participam da ação o SIG (Setor de Investigações Gerais) e da Unidade Regional de Perícias de Dourados com apoio da Energisa.

A iniciativa tem o objetivo de identificar fraudes em medidores de energia de residências e comércios. Segundo informações da Polícia Civil, a operação se fez necessária após a constatação de divergências de informações em relação ao sobre o consumo de energia do município.

Os agentes, peritos e técnicos então, realizaram vistoria dos padrões de energia elétrica em 6 imóveis de Itaporã. Desses, foram constatadas as fraudes pela perícia oficial. Os responsáveis foram conduzidos à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

O furto de energia pode configurar os crimes de furto e estelionato. Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões. Esta é a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.