Operação contra ‘gatos’ de energia prende 3 em Campo Grande e ocorre em todo MS
Operação é realizada pela segunda vez na capital
Victória Bissaco –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Todas as cidades de Mato Grosso do Sul recebem, na manhã desta quinta-feira (8), a operação denominada “Luminar” contra fraudes em medidores de energia elétrica – os chamados ‘gatos’. Em Campo Grande, essa é a segunda operação realizada no ano.
A primeira ocorreu em março e levou sete pessoas à delegacia. Nesta manhã, sete casas localizadas na região do segredo, coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia da Capital, estão na ‘mira’ da Polícia Civil. Até o momento, três pessoas foram presas em flagrante.
Conforme a Polícia Civil, a ação é desenvolvida em todo o Mato Grosso do Sul, em parceria com a concessionária Energisa e a Coordenadoria Geral de Perícias.
As investigações identificaram divergências em registros de consumo, o que levou as equipes de policiais, peritos e técnicos da Energisa a vistoriarem padrões de energia elétrica em mais de oito imóveis.
A concessionária ressalta que as fraudes sobrecarregam a rede elétrica, comprometendo a qualidade do serviço e aumentando a probabilidade de interrupções e oscilações no fornecimento de energia.
Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o volume de fraudes no Brasil é alarmante, representando mais de 31,5 mil gigawatts, quantidade suficiente para abastecer grande parte do Estado de Mato Grosso do Sul.
Oito presos em Corumbá
Proprietários de oito imóveis em Corumbá, distante a 429 quilômetros de Campo Grande, foram autuados nesta quarta-feira (7), por ‘gatos’ de energia elétrica. As irregularidades nos pontos foram constatadas durante Operação Luminar, deflagrada contra fraudes de energia na cidade.
Conforme a Polícia Civil, as investigações ‘miraram’ 30 pontos e revelaram identificadas divergências em oito registros de consumo, o que levou as equipes de policiais, peritos e técnicos da Energisa a vistoriarem padrões de energia elétrica em mais de oito imóveis.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
Últimas Notícias
Pabllo Vittar se revolta com Renata Fan e aponta homofobia: ‘É crime’
Após publicação controversa de Renata Fan, Pabllo Vittar quebra o silêncio e surge revoltada nas redes sociais; entenda o que aconteceu
Lula e novo chefe da Secom discutem combate à desinformação sobre Pix nesta quarta-feira
Reunião ocorre em meio à disseminação de notícias falsas sobre assunto
Mais de 5 toneladas de drogas foram apreendidas durante 2024 em cidades do MS
Os entorpecentes estão avaliados em mais de R$ 180 milhões
R$ 700 pela sua íris? Entenda a prática em alta no Brasil e os perigos por trás dela
Projeto World, liderado pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, recebeu críticas de especialistas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.