Uma mulher de 37 anos, moradora do bairro Los Angeles, em , descobriu ser vítima do golpe do boleto falso após receber aviso de corte da elétrica. Ela registrou boletim de ocorrência na tarde desta quinta-feira (15).

Segundo o registro, a vítima precisou emitir a segunda via da conta de energia e decidiu pesquisar o site da concessionária na . Ao encontrar o site, a mulher teria inserido os dados da Unidade Consumidora, em seguida um QR Code foi emitido e a mesma realizou o pagamento de R$ 365,68.

Contudo, nesta quinta, a vítima teria recebido um aviso de corte da energia elétrica via SMS acusando falta de pagamento, segundo o boletim de ocorrência. Então, a mulher foi até a concessionária, onde foi informada que havia pago um boleto para uma financeira. 

Em Dourados

Em agosto do ano passado, uma moradora de foi vítima do mesmo golpe, perdendo mais de R$ 1,2 mil. A mulher, de 50 anos, disse que acessou o site de uma financeira, que tinha a logo da instituição e após emitir o boleto, fez o pagamento em agência bancária da cidade. 

Entretanto, mais de 15 depois recebeu uma ligação da instituição informando que o parcelamento estava em aberto. Segundo a instituição, conforme a ocorrência, o boleto era falso e o dinheiro foi desviado para uma outra conta bancária.

Golpe do boleto falso

Nessa modalidade de golpe, o criminoso se passa por vendedor ou prestador de serviços, enviando um boleto falso para a vítima, por e-mail, mensagem ou WhatsApp.

A mensagem diz que o boleto está atrasado e que a pessoa deve pagar. Os dados são obtidos de forma ilegal, através do vazamento de dados de empresas com as quais essas pessoas estão relacionadas, como operadoras de internet, por exemplo.

Como não cair em golpes

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador.
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba.
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências.
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro.
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.