A Operação Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) realizada entre os dias 8 e 12 de maio, por forças policiais de seus sete estados integrantes, realizou a prisão de 198 indivíduos em Mato Grosso do Sul. 

Os números apresentados pela Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) revelam ainda que foram apreendidos mais de 3 toneladas de entorpecentes e 5 armas de fogo.

Em todo o País, foram registradas 931 prisões, mais de 9 toneladas de entorpecentes apreendidos e 125 armas de fogo apreendidas.

A operação Cosud é uma força-tarefa que operou, simultaneamente, no enfrentamento ao crime organizado e no combate aos crimes transfronteiriços e transnacionais, nas regiões de divisas e fronteiras dos seus respectivos estados.

Segundo a Sejusp, a “Operação COSUD é uma resposta conjunta e coordenada das instituições policiais para mitigar potenciais ameaças à segurança pública durante um momento sensível do calendário penitenciário”.

Para isso, integrou as forças de segurança locais, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, com objetivo de “assegurar uma abordagem eficaz e abrangente para prevenir e combater a ocorrência de crimes”.