Magno Santana Soares, que atirou contra um PRF (Polícia Rodoviária Federal) em dezembro de 2022 durante uma perseguição na BR-163 após o roubo de um caminhão, foi condenado pela Justiça Federal no dia 8 deste mês. 

O ladrão foi condenado a 14 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão e dois meses e 20 dias de detenção, além de  430 dias-multa, cada um deles valorado em 1/30 do salário-mínimo. A decisão é da Justiça Federal de 1º grau.

Vídeos da época mostram a perseguição. Nas imagens é possível ouvir tiros sendo disparados contra o pneu do veículo. Foram feitos ao menos três disparos contra o veículo na tentativa de cessar a fuga, porém o condutor não obedecia à ordem de parada, inclusive tentava jogar o caminhão para cima da viatura policial.

Conforme a PRF na época, o fato aconteceu no KM 434 da BR-163. O suspeito teria assaltado o proprietário do caminhão no estado vizinho. A PRF em MS recebeu informação de que o caminhão estaria circulando por aqui indo para a fronteira.

“Nosso policiais iniciaram a abordagem. Após entrar e andar por dois quilômetros em uma estrada vicinal, ele abandonou o caminhão e desceu atirando na equipe. Essa troca de tiros criou uma dificuldade de realizar a prisão dele. Por isso houve o emprego do helicóptero também”, explicou o inspetor Tércio Baggio da PRF na época.