Júri popular de homem que matou ‘Gringo’ a tiros na Piratininga é adiado pela segunda vez

Defesa alega que não teve acesso ao arquivo em uma das mídias juntadas nos autos processuais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Homem foi encontrado morto em frente de casa. (Foto: Thalya Godoy)

O julgamento de Jair Almeida de Souza, 45 anos, acusado de matar a tiros Edvaldo Carlos Ramos, conhecido como ‘Gringo’, na Vila Piratininga, em Campo Grande, foi adiado pela segunda vez, nesta segunda-feira (21). O assassinato ocorreu em janeiro de 2023 e o júri popular estava previsto para esta terça (22). 

Uma testemunha chegou a ser ouvida em plenário, porém depois a defesa requereu dissolução do Conselho de Sentença, argumentando que um dos laudos não chegou acompanhado da mídia, o que acarretaria cerceamento de defesa.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Com isso, o julgamento foi remarcado para terça-feira, mas a defesa de Jair, representada pelos advogados Keily da Silva Ferreira, Caio Cesar Pereira de Moura Kai, Reinaldo dos Santos Monteiro e Gabrielly Dias Petersen, alegaram que não tiveram acesso ao arquivo contido em uma das mídias.

Segundo os advogados, houve uma paralisação da execução do programa em 14%, que impossibilitou o acesso. Portanto, os advogados pediram que um laudo pericial seja feito com a degravação dos elementos probatórios relacionados ao dia do crime.

Desta forma, o juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, cancelou o julgamento desta terça-feira (22) para que o laudo seja pedido ao Instituto de Criminalística e que as conversas via WhatsApp realizadas no dia dos fatos sejam degravadas. A solicitação deve ser atendida em até 10 dias. 

O Poder Judiciário havia declarado a imprestabilidade de duas mídias por impedimento técnico para acessar os arquivos, visto que não se tinha a senha de acesso e que a outra mídia estava corrompida. 

Na última sexta-feira (18), a polícia forneceu a senha de uma das mídias e foi determinada a intimação das partes para que, em 24 horas, acessassem os arquivos. As partes deveriam indicar se ainda tinham interesse na realização da degravação.

Assassinato de ‘Gringo’

De acordo com vizinhos que ouviram uma discussão seguida por tiros, o caso aconteceu por volta das 4h30 do dia 1º de janeiro e o homem era conhecido na região por ‘Gringo’. Após os tiros, ele deu alguns passos e morreu no portão da casa que morava.

Vizinhos relatam que viram ‘Gringo’ com uma mulher e discutindo com um homem. Em seguida, os tiros aconteceram e, tanto a mulher, quanto o outro homem, fugiram do local.

Os próprios vizinhos foram até a delegacia Piratininga a pé e avisaram sobre o crime. O celular de ‘Gringo’ foi encontrado próximo da região. De acordo com o boletim de ocorrência, no bolso da calça de Gringo foram encontradas duas pedras de crack.

Consta na denúncia que Jair foi até a casa de ‘Gringo’ questioná-lo sobre um suposto relacionamento com uma mulher chamada Lorena e foi embora. Pela manhã, retornou armado e matou Edvaldo.

Jair foi preso na manhã do dia 15 de março de 2023 e levado para a 5ª Delegacia de Polícia Civil.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados